Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chefe da ONU pede acordo 'ambicioso' sobre o clima na COP27

António Guterres afirmou que é preciso menos discussões e mais ações para evitar um desastre ecológico no futuro

Internacional|

Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante discurso na COP27
Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante discurso na COP27 Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante discurso na COP27

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu nesta quinta-feira (17) um acordo "ambicioso" sobre perdas e danos causados pela mudança climática e pediu apoio financeiro para que os países pobres possam enfrentar o aquecimento global.

"Há claramente uma falta de confiança entre o Norte e o Sul", disse Guterres em entrevista coletiva na conferência climática da ONU, a COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito.

"A maneira mais eficaz de reconstruir essa confiança é por meio de um acordo ambicioso e confiável sobre perdas e danos e de apoio financeiro aos países em desenvolvimento", acrescentou.

"Este não é o momento para recriminações. Culpar uns aos outros é a garantia de destruição mútua", alertou.

Publicidade

"O tempo de discutir perdas, danos e finanças acabou. Precisamos de ações", insistiu Guterres, que acaba de participar da cúpula do G20 das potências industrializadas e emergentes em Bali, na Indonésia.

O secretário-geral da ONU pediu aos países que mantenham o compromisso de limitar o aumento da temperatura média do planeta a 1,5º C em relação à era pré-industrial. Essa meta, acordada em Paris na COP de 2015, parece estar retrocedendo rapidamente devido ao consumo revigorado de combustíveis fósseis.

Publicidade

"Não se trata apenas de manter a meta de 1,5º C: trata-se de manter as pessoas vivas", enfatizou Guterres.

Outra das questões polêmicas em Sharm el-Sheikh é a promessa não cumprida dos países mais industrializados de contribuir com 100 bilhões de dólares (mais de R$ 544 bilhões) por ano para os países em desenvolvimento, para financiar cortes nas emissões de gases de efeito estufa e a adaptação à mudança climática.

Publicidade

"Todas as partes devem agir na questão fundamental das finanças", apelou Guterres. "O relógio do clima não para, e a confiança está se consumindo", concluiu o chefe das Nações Unidas.

" gallery_id="636187b343527f5f320026d7" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/internacional/chefe-da-onu-pede-acordo-ambicioso-sobre-o-clima-na-cop27-17112022"]

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.