Chefe da ONU pede investigação independente de crimes de guerra na Ucrânia
António Guterres disse que as Nações Unidas não têm poder para tal apuração, mas reforçou a importância da busca da verdade por trás das denúncias de ataques a civis e outras infrações
Internacional|Do R7
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta terça-feira (26) uma investigação independente sobre "possíveis crimes de guerra" cometidos na Ucrânia.
"Estou preocupado com os relatos persistentes de violações do direito humanitário internacional e possíveis crimes de guerra. Eles exigem uma investigação independente", disse em entrevista coletiva, após reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Serguei Lavrov.
O chefe da ONU destacou que as Nações Unidas não têm autoridade para investigar denúncias de violações do direito internacional na Ucrânia, mas que existem instituições apropriadas para isso, como o Tribunal Penal Internacional, e vários mecanismos no sistema de direitos humanos.
"Eu não vou fazer essa investigação sozinho. Não tenho autoridade para fazer isso. Mas considero extremamente importante que haja uma investigação independente e credível, com a punição dos responsáveis", frisou.
Kiev denunciou crimes de guerra na Ucrânia, incluindo deportações forçadas, estupros e execuções sumárias, especialmente em cidades do norte e nordeste do país de onde as tropas russas se retiraram, algo que a Rússia nega.