Chefe de Estado, da nação e das Forças Armadas: quais são os deveres de um rei?
Na monarquia britânica, um soberano rege o Reino Unido, as dependências da Coroa e os territórios ultramarinos do país
Internacional|Maria Cunha*, do R7
A monarquia britânica é uma parte do governo, a partir de uma herança hereditária, na qual um rei ou uma rainha reina sobre o Reino Unido, as dependências da Coroa e os territórios britânicos ultramarinos.
Após a morte da rainha Elizabeth 2ª, em 8 de setembro de 2022, o rei Charles 3º ascendeu ao trono, o que fez com ele passasse a exercer as funções que eram da monarca britânica. Mas quais são os deveres de um rei?
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Chefe de Estado
De acordo com a Royal Collection Trust, um chefe de Estado é a pessoa pública que personifica oficialmente um Estado em sua unidade e legitimidade. Dependendo da forma de governo do país e da separação de poderes, o chefe de Estado pode ser uma figura cerimonial, como o rei, ou, simultaneamente, o chefe de governo, como o presidente dos Estados Unidos.
Em um sistema parlamentar, como no Reino Unido ou na Índia, o chefe de Estado geralmente tem poderes principalmente cerimoniais e há um chefe de governo separado, o primeiro-ministro.
Um dos papéis mais importantes do chefe de Estado moderno é ser um símbolo nacional vivo do Estado. Assim, nas monarquias hereditárias isso se estende ao monarca, que é um símbolo da continuidade ininterrupta do Estado.
Os chefes de Estado ainda costumam receber visitantes estrangeiros importantes, como políticos e figuras públicas. Nessas ocasiões, o rei assume o papel de anfitrião durante visitas, que podem incluir a inspeção de tropas militares, a troca oficial de presentes e o comparecimento a um banquete no Castelo de Windsor ou no Palácio de Buckingham.
Chefe da nação
O rei também representa a nação em momentos de luto nacional e para falar pela e à população em tempos de crise. O monarca ainda lidera a pátria em tempos de celebrações, como a transmissão da mensagem de Natal.
A monarquia representa estabilidade e continuidade em tempos de mudança, e várias faixas etárias da população podem relacionar-se com diversas gerações da família real.
Leia também
No Reino Unido, espera-se que o rei e a família real participem de vários eventos e
ocasiões, como apresentações e competições artísticas ou esportivas, exposições, comemorações nacionais, funerais de destaque. Assim, o monarca visita várias partes do país e pessoas de diversos estilos de vida e, às vezes, realiza atos simbólicos, como cortar uma fita ou batizar um navio.
Chefe da Commonwealth
A Commonwealth é uma associação voluntária de 54 países independentes que teve início no antigo Império Britânico.
Muitos dos membros da organização são territórios que, historicamente, estiveram sob o domínio do Reino Unido em vários momentos, seja por colonização, conquista, seja por cessão.
A administração de tais países evoluiu de várias maneiras, para refletir as diversas circunstâncias de cada território, mesmo depois de independentes. Para conciliar esses objetivos, a Declaração de Londres de 1949 reconheceu o rei George 5º como chefe da Commonwealth.
Antes da morte da rainha Elizabeth 2ª, os líderes da Commonwealth reconheceram o rei Charles 3º nessa função.
Chefe da Igreja da Inglaterra
O soberano é o "defensor da fé e governador supremo da Igreja da Inglaterra". Esses títulos datam do reinado de rei Henrique 8°.
Seguindo o conselho do primeiro-ministro, o rei nomeia arcebispos, bispos e decanos da Igreja da Inglaterra, que então fazem um juramento de fidelidade e de prestar homenagens a Sua Majestade.
O papel da Coroa na Igreja da Inglaterra é simplesmente um título. O mais velho clérigo, o Arcebispo de Canterbury, é o líder espiritual da Igreja e da comunhão anglicana mundial.
O rei também faz um juramento de preservar a Igreja da Escócia, mas de outra forma, pois esta não participa de seu governo e não exerce poderes sobre ele. O soberano não tem um papel formal na Igreja no País de Gales ou na Igreja da Irlanda.
O rei ainda reconhece e celebra a diversidade religiosa e a tolerância no Reino Unido e na Commonwealth. Isso é visto no Natal e nas mensagens do Dia da Commonwealth, as quais muitas vezes abordam o tema da inter-religião, da harmonia e da tolerância.
Chefe das Forças Armadas
Como soberano, o rei também é chefe das Forças Armadas, nas quais os irmãos, o pai
e os filhos também servem.
O rei mantém uma estreita relação com as Forças Armadas por meio de visitas a estabelecimentos de serviços e navios. Ele detém muitas nomeações militares e graus honorários.
Como é tradição no aniversário do monarca, a data é comemorada todos os anos com a grande exibição militar do Trooping of the Colour. O rei costuma frequentar a cerimônia.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Fabíola Glenia
Veja 7 revelações bombásticas expostas no novo livro sobre rei Charles 3º, herdeiro do trono