Internacional Chefe de máfia foge de prisão de segurança máxima usando corda feita de lençóis

Chefe de máfia foge de prisão de segurança máxima usando corda feita de lençóis

Guardas criticaram a falta de pessoal na prisão e afirmaram que o criminoso pensou muito antes de pôr o plano em prática

  • Internacional | Matheus Borges*, do R7

Resumindo a Notícia

  • Um chefe mafioso escapou da prisão de segurança máxima Badu 'e Carros.
  • Preso em 2018 por tráfico de drogas e armas, ele planejou muito bem a fuga.
  • Policiais criticaram a falta de pessoal para vigiar os presos e as trocas de turnos.
  • A cadeia abriga mais de 240 presos, entre membros de diversas máfias italianas.
Raduano, que escapou usando lençóis, é líder de máfia  que tem cerca de 2 mil membros

Raduano, que escapou usando lençóis, é líder de máfia que tem cerca de 2 mil membros

Reprodução/Twitter/@MafiaExposed/@Agenzia_Ansa

Marco Raduano, líder do grupo mafioso Sacra Corona Unita, estava na penitenciária Badu 'e Carros, localizada na região de Nuoro, na Itália, e conseguiu fugir na última sexta-feira (24) ao usar uma corda feita de lençóis amarrados.

Para conseguir escapar, o prisioneiro descobriu um período do dia em que não havia vigilância e ninguém estaria olhando as câmeras de segurança — sempre por volta das 17h. Assim, deixou tudo pronto para escapar nesse horário. Ele estava preso desde 2018, quando foi detido numa operação contra o tráfico de drogas e armas.

"Raduano tinha tudo pronto, e essa fuga foi algo muito bem planejado", disse ao Daily Star o representante nacional de segurança de Sardinia Giovanni Villa. Ele também afirmou que a falta de policiais para a prisão foi algo que comprometeu a segurança do local. Essa situação havia sido reportada diversas vezes, mas nada foi feito, segundo Villa.

A direção do presídio notou a ausência de Raduano duas horas após sua fuga, quando ele não retornou à cela no fim do horário de lazer dos detentos. As autoridades emitiram um alerta para todos os municípios próximos, aeroportos e sua cidade natal, Vieste, com intuito de prender o mafioso novamente.

O vídeo abaixo mostra o momento em que Marco desce as paredes do presídio com sua corda improvisada, pula para o chão e sai da visão das câmeras.

Guardas do presídio confirmam que o mafioso sempre tentava tirar vantagem do fato de haver pouca segurança no local. Consta em documentos que apenas um policial o vigiava diariamente.

Badu 'e Carros, em seus mais de 30 anos de história, sempre foi famosa por abrigar diversos mafiosos de familias poderosas, como a Sacra Corona Unita, a Cosa Nostra e a 'Ndrangheta. Atualmente, tem cerca de 240 presos.

El Salvador transfere os primeiros presos de facções para megacadeia que comporta até 40 mil dententos

Últimas