Chefes da diplomacia russa e ucraniana vão se reunir na próxima quinta-feira (10)
Reunião ocorrerá na cidade de Antália, na Turquia, e contará com a presença do ministro das Relações Exteriores do país
Internacional|Do R7
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, e seu colega ucraniano, Dmytro Kuleba, concordaram em se reunir em um fórum no sul da Turquia na próxima quinta-feira (10). Essa será a primeira conversa entre os principais diplomatas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, fez o anúncio em breves comentários à mídia nesta segunda-feira (7) e acrescentou que participará da reunião na cidade turística de Antália. As agências de notícias russas confirmaram o plano.
A Turquia, membro da Otan, que compartilha uma fronteira marítima com a Rússia e a Ucrânia no mar Negro, tem se oferecido para sediar as negociações. Ancara tem boas relações com Moscou e Kiev, e classificou a invasão da Rússia como inaceitável, embora se oponha às sanções contra Moscou.
Kuleba disse no último sábado que estava aberto a conversas com Lavrov, mas apenas se fossem "significativas".
Nesta segunda-feira (7), representantes da Rússia e da Ucrânia realizaram uma terceira rodada de negociações em Belarus, com o objetivo de tentar um acordo sobre o fim do conflito no território ucraniano, que já dura 12 dias.