Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chile abre investigação sobre voo da Latam que deixou 50 feridos

Informação foi confirmada por comissão da Nova Zelândia, um dos países na rota da aeronave

Internacional|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

Acidente aconteceu nesta segunda-feira
Acidente aconteceu nesta segunda-feira Acidente aconteceu nesta segunda-feira (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Chile abriu uma investigação nesta terça-feira (12) sobre o acidente com um avião da Latam durante o trajeto entra a Nova Zelândia, que tinha o país sul-americano como destino. O caso aconteceu nesta segunda (11) e deixou 50 passageiros feridos. A informação foi confirmada pela TAIC, sigla em inglês para Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte, que prestará apoio nas apurações.

Segundo o comunicado da comissão, a investigação será coordenada pela DGAC (Direcção Geral de Aviação Civil do Chile), já que o acidente aconteceu em um espaço aéreo internacional. A regra está prevista na Convenção Internacional de Aviação.

"A TAIC está em processo de coleta de evidências relevantes para a investigação, incluindo a apreensão dos gravadores de voz e de dados de voo da cabine", informou o comunicado da agência.

Leia mais: Movimento brusco no ar deixa 50 passageiros feridos em voo da LATAM

Publicidade

Segundo o blog Aviação, do jornalista Luiz Fara Monteiro, a aeronave realizou um movimento brusco durante o voo, fazendo com que várias pessoas a bordo fossem jogadas para fora das poltronas. Algumas chegaram a bater no teto da aeronave.

Feridos

Um comunicado da Hato Hone St John Ambulance no dia do acidente informou que a organização respondeu a um chamado no aeroporto internacional de Auckland envolvendo uma aeronave que acabara de pousar. As informações são do jornal The Guardian.

Publicidade

Para o atendimento às vítimas foram utilizados cinco ambulâncias, um veículo da equipe de apoio a incidentes graves, dois veículos de resposta rápida e vários funcionários.

As equipes avaliaram e trataram aproximadamente 50 pacientes, sendo uma pessoa em estado grave e a maioria com ferimentos de moderados a leves. As 13 pessoas com ferimentos mais significativos foram transportadas para o hospital Middlemore.

Publicidade

Um passageiro disse que o avião “simplesmente caiu do céu” cerca de duas horas depois do início do voo de três horas e que os passageiros foram atirados para fora dos seus assentos, em alguns casos atingindo o teto.

“O avião inteiro gritava, pois o avião começou a mergulhar e eu pensei: 'OK, é isso, terminamos'”, disse o passageiro Brian Jokat à imprensa.

O que diz a LATAM

O R7 entrou em contato com a Latam sobre a abertura da investigação e aguarda o posicionamento.

Leia a nota emitida nesta segunda-feira (11), da LATAM

“O Grupo Latam Airlines informa que o voo LA800, que opera hoje a rota Sydney – Auckland, teve um evento técnico durante o voo que causou um forte movimento.

O avião pousou no aeroporto de Auckland conforme programado. Como resultado do incidente, alguns passageiros e tripulantes de cabine foram afetados. Eles receberam assistência imediata e foram avaliados ou tratados pela equipe médica no aeroporto, conforme necessário.

A Latam lamenta os transtornos e prejuízos que esta situação possa ter causado aos seus passageiros e reitera o seu compromisso com a segurança como prioridade no âmbito dos seus padrões operacionais.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.