Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chile alerta que área em torno de cratera no Atacama tem alto risco de colapso

Afundamento de 36,5 metros corre alto risco de novas rachaduras perto da mina a cerca de 665 km de Santiago

Internacional|

Operações na mina próxima ao afundamento continuam suspensas
Operações na mina próxima ao afundamento continuam suspensas Operações na mina próxima ao afundamento continuam suspensas

As autoridades chilenas alertaram que a área em torno de uma mina de cobre, onde uma cratera apareceu de repente, corre alto risco de colapso e estabeleceram um perímetro de segurança. Agências governamentais e as empresas proprietárias da mina estão estudando o que causou o aparecimento da cratera de 36,5 metros de diâmetro no final de julho.

A área corre alto risco de novas rachaduras ou afundamento perto da mina de Alcaparrosa, cerca de 665 km ao norte de Santiago, disse o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres para região do Atacama na noite deste sábado (27). As operações na mina continuam suspensas.

"Considerando que o referido cenário representa uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas, o acesso à zona foi restringido até que os estudos técnicos o justifiquem", disse o escritório de emergência em seu site.

A empresa canadense Lundin Mining detém 80% da propriedade, enquanto os 20% restantes são das japonesas Sumitomo Metal Mining e Sumitomo Corp. Tanto o governo quanto a empresa disseram que até agora nenhum perigo foi detectado na cidade vizinha de Tierra Amarilla.

Embora o governo tenha acusado a Lundin de ser responsável pelo ocorrido por meio da superexploração do local, um executivo sênior da empresa disse recentemente que são necessários mais estudos para determinar a origem da cratera.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.