Resumindo a Notícia
- Presidente do Chile recebeu as cartas credenciais do embaixador de Israel
- Cerimônia encerrou impasse diplomático ocasionado por Gabriel Boric
- Boric teria recusado encontro após morte de jovem palestino na Cisjordânia
- Comunidade palestina no Chile é a maior fora do Oriente Médio
Manifestantes palestinos protestaram contra movimentação de presidente chileno
Martin Bernetti/AFP - 30.9.2022O Chile recebeu nesta sexta-feira (30) as cartas credenciais do novo embaixador de Israel, Gil Artzyeli, encerrando um impasse diplomático gerado pela decisão do presidente Gabriel Boric de suspender a cerimônia em 16 de setembro.
A Presidência confirmou que o diplomata foi recebido por Boric para concluir o procedimento oficial entre o Executivo e embaixadores estrangeiros.
"Que reunião agradável, importante e significativa com o presidente Gabriel Boric e a ministra (de Relações Exteriores) Antonia Urrejola", disse o embaixador no Twitter.
Em 16 de setembro, Artzyeli se apresentou ao Palácio de La Moneda, em Santiago, para entregar as cartas credenciais junto a outros diplomatas, mas no caso dele, o presidente chileno decidiu adiar o ato, gerando desconforto em Israel e na comunidade judia no Chile.
A chancelaria chilena justificou a decisão por uma instabilidade política gerada pela morte de um adolescente palestino na Cisjordânia durante uma operação de Israel no mesmo dia da apresentação.
O Estado israelense considerou o comportamento do Chile como grave. O embaixador Artzyeli afirmou a jornalistas que recebeu um pedido de desculpas da chancelaria.
Nesta sexta, palestinos protestaram em frente ao La Moneda, pedindo o rompimento das relações com Israel.
A comunidade palestina no Chile tem mais de 300 mil integrantes e é considerada a mais importante fora do mundo árabe, com grande influência em todas as áreas da sociedade chilena.