China ‘demonstra compromisso’ com os EUA ao iniciar compras de produtos agrícolas, diz analista
Pequim comprou 120 mil toneladas de trigo dos norte-americanos para embarque em dezembro após suspensão de tarifas
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Após suspender as tarifas sobre produtos agrícolas dos Estados Unidos, a China iniciou compras limitadas de mercadoria. Pequim comprou 120 mil toneladas de trigo dos EUA para embarque em dezembro. É a primeira compra do tipo desde outubro de 2024.
Os comerciantes norte-americanos ainda aguardam compras maiores de soja, apesar dos carregamentos estarem sujeitos a uma taxa de 13%. Após negociações entre os dois países, a Casa Branca afirmou que Pequim se comprometeu a comprar 12 milhões de toneladas de soja até o final do ano.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (6), Kleber Galerani, professor de direito e relações internacionais, diz que “essa compra é um passo sinalizado prioritariamente como um passo político e não puramente um passo comercial. É uma demonstração de compromisso”.
Para Galerani, uma ruptura imediata não é possível. “O que se observa hoje, é uma globalização seletiva e um desengajamento da globalização de forma estratégica, mas enquanto isso não ocorre de forma imediata, há uma necessidade de construir essa dependência mútua e uma relação de confiança com muito cuidado”, explica.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
