China: ex-ministro é condenado à prisão perpétua por corrupção
Sun Zhengcai, ex-chefe do Partido Comunista na cidade de Chongqing, admitiu ter aceitado subornos de mais de 170 milhões de yuans
Internacional|Ana Luísa Vieira, do R7, com Reuters
Um tribunal na China condenou Sun Zhengcai, ex-ministro da Agricultura e ex-chefe do Partido Comunista na cidade de Chongqing, à prisão perpétua por corrupção nesta terça-feira (8). As informações são da agência de notícias Reuteres.
Zhengcai é o mais novo enquadrado em uma guerra contra o suborno lançada pelo atual presidente da China, Xi Jinping. O ex-chefe do Partido Comunista admitiu em abril a um tribunal na cidade de Tianjin que havia aceitado subornos de mais de 170 milhões de yuans (aproximadamente 95,8 milhões de reais).
Antes de ser abruptamente removido de seu cargo em julho passado, Zhengcai era tido como um dos mais jovens membros do Politburo — grupo de 25 pessoas que supervisionam o Partido Comunista da China — e um possível sucessor de Xi Jinping no poder. Em Chongqing, uma das maiores cidades da China, ele foi substituído por Chen Miner — que é mais próximo de Xi.