Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China proíbe hinos e pune cristãos por materiais religiosos

Funcionários do Partido Comunista Chinês em Luoyang, na província de Henan, vasculharam uma gráfica em busca de materiais proibidos

Internacional|Do R7

Mais de 900 cruzes foram removidas de igrejas estatais em toda a China
Mais de 900 cruzes foram removidas de igrejas estatais em toda a China Mais de 900 cruzes foram removidas de igrejas estatais em toda a China

A China tem aumentado as restrições à distribuição de materiais religiosos nos últimos meses, ameaçando com multas, o fechamento de gráficas ou até mesmo prisão por vender livros cristãos ou permitir que clientes fotocopiem hinos. A notícia é do The Christian Post.

Bitter Winter, uma publicação que monitora as violações da liberdade religiosa na China, relata que neste mês, funcionários do Partido Comunista Chinês em Luoyang, uma cidade de nível municipal na província central de Henan, vasculharam uma gráfica local em busca de materiais religiosos proibidos.

“Qualquer conteúdo religioso torna a questão política, não religiosa. Embora faixas nas ruas digam que as pessoas têm crenças religiosas, a única fé que elas podem praticar livremente é a do Partido Comunista ”, disse o gerente de uma loja a Bitter Winter.

Como as inspeções são “muito rigorosas”, o gerente disse que se recusa a imprimir materiais religiosos.

Publicidade

“Eles verificaram meu armazém, examinaram todos os registros e até examinaram folhas de papel no chão para ver se tinham conteúdo proibido”, disse o gerente à Bitter Winter. “Se algum desses conteúdos for encontrado, serei multado ou, pior, meu negócio será encerrado.”

Um trabalhador de uma segunda empresa de fotocópias em Luoyang revelou que a proibição de materiais religiosos ilegais se aplica à fotocópia de hinos. Aqueles que publicam materiais religiosos enfrentam duras repercussões, incluindo multas e, em alguns casos, prisão.

Publicidade

“Nem me atrevo a fazer cópias de duas folhas com hinos religiosos por causa de investigações rigorosas”, disse o trabalhador. “Disseram-me para denunciar qualquer pessoa que vier copiar materiais religiosos.”

Um trabalhador de outra loja disse a Bitter Winter: “Se não temos certeza se um texto é religioso, devemos guardar sua cópia e relatá-lo às autoridades”.

Publicidade

Livros religiosos

“O governo exerce controle estrito sobre as mercadorias enviadas pelo correio este ano”, disse um funcionário de uma empresa de courier em Luoyang. “Apenas o envio de livros aprovados pelo governo é permitido. Todos os livros com 'má informação', incluindo religião, não podem ser despachados. Se as autoridades de segurança pública descobrirem violações desses regulamentos, a empresa será multada e fechada. ”

No mês passado, Chen Yu, um cristão que operava sua livraria online na cidade de Taizhou, província de Zhejiang, foi sentenciado a sete anos de prisão e multado em 200.000 RMB (US $ 29.450) por vender publicações religiosas não aprovadas.

A polícia também abriu uma investigação nacional para rastrear os clientes da livraria por meio de registros de venda e confiscar seus livros comprados.

Um pregador de uma igreja local de Shandong também disse a Bitter Winter que a polícia o investigou depois de descobrir que ele havia comprado materiais religiosos no Taobao.com, um site chinês de compras online.

“Parece-me que o governo pode acessar tudo; Sinto como se estivesse correndo pelado”, disse o pregador.

Em abril de 2018, o governo chinês proibiu os varejistas online de vender a Bíblia. Legalmente, a Bíblia só pode ser distribuída por agências aprovadas pelo governo que supervisionam as igrejas cristãs na China.

Controle de pessoal

Nos últimos anos, a perseguição religiosa por parte do partido comunista da China se intensificou. Em esforços para colocar o cristianismo sob a influência chinesa, os oficiais do governo forçam os crentes a seguir regras e regulamentos específicos e impõem outras restrições às reuniões não registradas da igreja.

O PCCh também intensificou medidas para destruir símbolos religiosos. Só na primeira metade de 2020, mais de 900 cruzes foram removidas de igrejas estatais em toda a China.

A China é classificada como um dos piores países do mundo no que diz respeito à perseguição aos cristãos, de acordo com a lista do Open Doors USA World Watch.

A repressão do regime comunista à liberdade religiosa também levou o Departamento de Estado dos EUA a classificá- lo como um "país de preocupação especial" por "continuar a se envolver em violações particularmente graves da liberdade religiosa".

Em uma entrevista recente ao The Christian Post, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Pompeo, disse que “certamente é o caso que o Partido Comunista Chinês [se engaja] em esforços para erradicar a liberdade religiosa em todos os lugares que encontram”.

“[O] Partido Comunista Chinês tem um limite muito baixo para permitir que as pessoas pratiquem sua própria fé”, disse ele. “Achamos que isso prejudica muito o país, mas sabemos que prejudica o próprio povo chinês”.

“Eu advogaria não apenas para que todo cristão, mas todo ser humano viesse e entendesse que as nações são melhores e mais bem-sucedidas quando observam os direitos humanos fundamentais que são atribuídos a cada ser humano apenas pela natureza de sua humanidade.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.