China registra superávit comercial recorde em 2025
Exportações para mercados fora dos Estados Unidos dispararam; foco foi para o sudeste asiático, a África e a América Latina
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
A China divulgou nesta quarta-feira (14) um superávit comercial recorde de quase US$ 1,2 trilhão (R$ 6,4 trilhões, na cotação atual) em 2025. As exportações para mercados fora dos Estados Unidos dispararam. Produtores têm tentado ganhar escala global e resistir à pressão comercial da administração Trump.
Eles mudaram o foco para o sudeste asiático, a África e a América Latina. Isso ajudou a amortecer a economia contra as tarifas dos Estados Unidos e as tensões com Washington.

Pequim passará a enfrentar mais desafios em 2026, isso porque capitais ao redor do mundo passaram a se preocupar mais com as práticas comerciais da China e com o excesso de capacidade. As exportações de dezembro cresceram 6,6% na comparação anual, acima das previsões, e aceleraram em relação ao número de novembro. As importações subiram 5,7%.
Economistas esperam que a China continue ganhando participação no mercado global neste ano, impulsionada por empresas nacionais que instalam polos de produção no exterior para enfrentar tarifas dos Estados Unidos e da União Europeia.
Mas Pequim ainda enfrenta novas dúvidas sobre por quanto tempo conseguirá compensar uma crise no setor imobiliário e a demanda doméstica fraca, enviando produtos baratos para outros mercados.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!











