China vai remodelar o comércio mundial? Entenda
Especialista diz ser um cenário esperado devido à guerra tarifária e à quebra do sistema internacional
Internacional|Do R7, com RECORD NEWS
O tarifaço norte-americano imposto em escala global pode beneficiar a China. As análises da agência de notícias Reuters revelaram que o governo chinês pretende remodelar o comércio mundial e proteger a economia da pressão estadunidense, integrando a base industrial chinesa aos maiores blocos econômicos do mundo como a União Europeia.
Apesar de a China e de o Canadá já terem começado a implementação da iniciativa, o projeto chinês envolve esforços para fechar cerca de 20 acordos comerciais, e a Alemanha foi o primeiro país a se manifestar em apoio.
De acordo com o chanceler alemão, o país quer encontrar parceiros que pensem da mesma fora a fim de moldar o futuro juntos.
“É um cenário muito esperado, porque a imposição de uma guerra tarifária pelos Estados Unidos, de forma unilateral e sem nenhum motivo aparente, nos mostra justamente a quebra do sistema internacional como a gente conhecia no pós-Guerra Fria”, explica a especialista em ciência política Giovana Branco, em entrevista ao Conexão Record News.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!








