Logo R7.com
RecordPlus

Ciclone deixa 120 mortos e 130 desaparecidos no Sri Lanka

Apesar do número oficial, autoridades temem que o estrago seja maior: apenas uma cidade contabiliza outras 50 mortes

Internacional|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O ciclone Ditwah no Sri Lanka resultou em mais de 120 mortes e 130 desaparecimentos.
  • A inundação afetou cerca de 400 mil pessoas, forçando 45 mil a buscar abrigo.
  • As dificuldades nos resgates foram exacerbadas por interrupções nos transportes e telecomunicações.
  • A Índia e os Estados Unidos enviaram suprimentos e ajuda para apoiar os esforços de emergência.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Enchente na Indonésia mostra onda de fenômenos climáticos no Leste Asiático Stringer/Reuters - 28.11.2025

O ciclone Ditwah, que atingiu o Sri Lanka na sexta-feira (28) provocou mais de 120 mortes e 130 desaparecimentos. Boa parte do país ficou submersa, com dezenas de pessoas presas nos telhados das casas para fugir da água.

As inundações afetaram quase 400 mil pessoas em todo o país, forçando cerca de 45 mil a buscar abrigo.


A intensidade do ciclone sobrecarregou os serviços de emergência do Sri Lanka, mas os resgates têm sido dificultados por interrupções nos sistemas de transportes e telecomunicações.

A região mais afetada é a central da ilha, a cerca de 160 quilômetros ao norte da capital, Colombo. No leste do país, quase uma centena de estudantes estão ilhados em alojamentos estudantis sem comida ou água potável, enquanto as águas da enchente se aproximam do campus universitário.


Apesar do número oficial de 120 mortes, autoridades temem que o estrago seja bem maior: apenas um dos distritos, Badulla, na região central, contabiliza 50 mortes e 41 desaparecimentos, segundo informou a prefeitura ao New York Times.

LEIA TAMBÉM

O desastre natural agrava as dificuldades de um país que ainda tenta superar as cicatrizes de décadas de guerra civil e de uma recente crise econômica.


Os serviços ferroviários estão suspensos e muitas rodovias estão bloqueadas. Foram relatadas interrupções generalizadas nas comunicações e um quarto da população está sem energia elétrica.

O Ministério das Relações Exteriores da Índia informou ter enviado 27 toneladas de suprimentos por via aérea e marítima, incluindo barracas, cobertores e kits de higiene, além de equipes de resgate com 80 pessoas para auxiliar nos esforços de emergência.


Os Estados Unidos também destinaram US$ 2 milhões para apoiar os esforços de socorro imediato, segundo a Embaixada dos EUA em Colombo.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.