Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Cinegrafista da OceanGate relatou problemas no Titan durante mergulho de teste em 2021

Profissional desistiu de gravar imagens para empresa após falhas de segurança no casco do submersível, feito de fibra de carbono

Internacional|Larissa Crippa*, do R7

Brian Weed, que aparece segurando uma câmera, desistiu de gravar imagens do mergulho após falhas do Titan
Brian Weed, que aparece segurando uma câmera, desistiu de gravar imagens do mergulho após falhas do Titan

O cinegrafista Brian Weed, que fez um um mergulho de teste no submersível Titan, da OceanGate, em maio de 2021, afirmou que os sistemas de comunicação e propulsão da embarcação falharam, o que deixou o CEO da empresa, Stockton Rush, preocupado.

Weed disse que Rush ficou "nervoso" com a falha de comunicação do submarino, mas tentou "levar a situação de forma leve".

O incidente ocorreu em profundidades relativamente rasas, de cerca de 30 metros.

"Você podia perceber que ele estava nervoso e não muito satisfeito com o desempenho", afirmou Weed sobre Rush. "Mas ele tentou levar a situação de forma leve e dar desculpas."


Segundo o jornal Insider, o cinegrafista acrescentou que o executivo tentou reiniciar o sistema do submarino e usar as telas sensíveis ao toque para solucionar os problemas.

Weed e sua equipe estavam trabalhando em um projeto de documentário sobre o submarino da OceanGate. No entanto, eles decidiram não fazer um mergulho completo no Titan devido a preocupações com a segurança do casco do submersível, feito de fibra de carbono, entre outras coisas.


Leia também

Após o mergulho de teste, a produtora de Weed contratou um consultor da Marinha dos Estados Unidos, que preferiu não ser identificado, para inspecionar o submarino, de acordo com a agência de notícias americana Associated Press. O consultor alertou Weed e sua equipe sobre o casco do Titan e demonstrou preocupação de que ele não mantivesse sua eficácia total, mesmo após vários mergulhos profundos.

"Eu senti que, a cada mergulho, o submersível ficava mais fraco", disse Weed. "E isso é um pouco como jogar roleta russa."


Todos os cinco passageiros a bordo do Titan, incluindo o próprio Rush, morreram de forma instantânea após o submersível sofrer uma implosão, no último dia 18 de junho. Eles partiram em expedição para visitar os destroços do famoso transatlântico Titanic.

*Sob supervisão de Sofia Pilagallo

Saiba quem são os ocupantes do submarino que desapareceu em expedição ao Titanic

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.