Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Colisão de avião na Coreia do Sul deixa 179 mortos, segundo agência de notícias

Dois tripulantes foram resgatados com vida após o acidente, cuja possível causa foi uma batida de pássaros contra o trem de pouso

Internacional|Do R7

Sem trem de pouso, avião bateu contra muro e explodiu no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul Yonhap via REUTERS – 29.12.2024

Um jato da JejuAir, com 181 pessoas a bordo, bateu contra um muro no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, e deixou 179 mortos neste domingo (29). Dois tripulantes — um homem e uma mulher — foram resgatados com vida, segundo a Yonhap, agência estatal de notícias da Coreia do Sul.

Por volta das 9h do domingo (29) no horário local, 21h de sábado pelo horário de Brasília, a aeronave, que fazia o voo 7C 2216 e partiu de Bangkok, na Tailândia, com 175 passageiros e seis tripulantes, saiu da pista ao pousar. O avião derrapou ao tocar o chão, sem o trem de pouso acionado, e colidiu contra um muro de concreto antes de explodir (assista abaixo).

A JejuAir é uma companhia aérea de baixo custo da Coreia do Sul. Entre as possíveis causas apontadas para a falha no trem de pouso do Boeing 737-800 é a colisão com pássaros.

O Ministério dos Transportes informou que a torre de controle do aeroporto registrou uma colisão com aves seis minutos antes do acidente. Logo na sequência, poucos minutos antes da tragédia, o comandante do jato da JejuAir acionou o protocolo de mayday, uma declaração de emergência para aeronaves, relatou o ministério.


Avião partiu de Bangkok, na Tailândia, voou por 4h30 e se acidentou ao pousar em Muan, na Coreia Reprodução/Flightradar24 – 29.12.2024

Testemunhas relataram ter visto chamas no motor do jato e ouvido o barulho de explosões.

Yoo Jae-yong, 41, que estava próximo do aeroporto, afirmou ter visto uma faísca na asa direita do avião antes da queda. “Eu estava contando para a minha família que havia um problema com o avião quando ouvi uma grande explosão”, disse em entrevista à agência de notícias coreana.


As caixas-pretas da aeronave foi resgatada e já está com o Conselho de Investigação de Acidentes de Aviação e Ferrovias, do Ministério de Transportes sul-coreano. Nos dispositivos, ficam registrados os dados de voo do avião e o gravador de voz da cabine.

O desastre aéreo de Muan é o terceiro acidente de aviação mais mortal da história da Coreia do Sul. Em 1983, um caça soviético abateu um voo da Korean Air que havia se desviado para o espaço aéreo russo, matando todos os 269 a bordo. Em 1997, uma aeronave da Korean Air caiu em Guam e deixou 225 mortos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.