Internacional Colômbia: grupos armados fazem mais de 4 mil deixarem suas casas

Colômbia: grupos armados fazem mais de 4 mil deixarem suas casas

Ameaça de violência no departamento de Antióquia fez milhares de famílias abandonarem a zona rural, dizem autoridades

AFP
Milhares de pessoas abandonaram suas casas na zona rural de Ituango, no noroeste do país

Milhares de pessoas abandonaram suas casas na zona rural de Ituango, no noroeste do país

Reprodução / Twitter

Mais de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas no noroeste da Colômbia após receber ameaças de grupos armados que lutavam pelo controle das plantações de drogas, informaram as autoridades nesta terça-feira (27).

Leia também: ONU pede mais segurança para as áreas onde a Farc agia na Colômbia

“No momento temos 4.041 deslocados, 50% mulheres. São quase 1.675 famílias” que chegaram à área urbana de Ituango, no departamento de Antioquia, disse o prefeito local, Edwin Mauricio Mira, à W Radio.

Embora “não haja nenhum tipo de confronto” entre grupos armados, segundo o presidente, presume-se que os responsáveis pelo êxodo interno sejam grupos dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que “atualmente espreitam a comunidade, extorquindo e matando o campesinato de Ituango".

Para Mira, é uma "estratégia" dos dissidentes - que se afastaram do acordo de paz assinado em 2016 com as FARC - para "obrigar os camponeses a irem à cidade e pedirem ao exército que saia da área".

Por sua vez, o governo do departamento responsabiliza dissidentes das FARC e do Clã do Golfo, maior gangue do narcotráfico de origem paramilitar do país, e oferece recompensas que somam o equivalente a 51 mil dólares por informações que permitam a captura de seus líderes.

Mira especificou que a área é "um ponto muito estratégico para o tráfico de armas e drogas", pelo qual esses dois grupos armados lutam.

De acordo com a prefeitura, é o maior deslocamento forçado que o município já sofreu, agravado pelas fortes chuvas que desde quarta-feira causaram deslizamentos e danos na área. Cerca de 1.800 pessoas foram afetadas pela "onda de inverno".

Com acesso ao Caribe e próximo ao Pacífico, onde traficantes transportam drogas para os Estados Unidos e Europa, Antioquia é o quinto departamento com mais plantações de drogas do país.

Últimas