Colômbia: policiais e manifestantes se enfrentam em protestos
Vídeos mostram estudantes gritando 'sem violência' quando tentam passar por guardas, que começam a disparar e jogar bombas contra população
Internacional|Giovanna Orlando, do R7
Policiais e manifestantes se enfrentaram durante os protestos na Colômbia desta quinta-feira (21), contra medidas econômicas e sociais impostas pelo presidente Ivan Duque.
Protestantes postaram nas redes sociais vídeos em que guardas impedem a passagem dos protestantes em uma rua de Bogotá com tiros e gás lacrimogênio.
Mais de 16 mil estudantes marchavam pela Avenida El Dorado, em Bogotá, entre a Universidade Nacional e o Aeroporto El Dorado. Quando chegaram perto de uma ponte, os manifestantes começaram a gritar “sem violência” e tentaram atravessar, mas a polícia começou a disparar e lançar bombas contra os jovens.
Também há registros de altercação entre manifestantes e policiais na Avenida 68, em Bogotá. Ainda não foi divulgado se houveram feridos durante o confronto.
Toque de recolher
Em Cali, cidade a cerca de 460 km de Bogotá, o prefeito Maurice Armitage decretou toque de recolher a partir das 19h, em horário local (21h em horário de Brasília), como consequência dos confrontos e protestos de hoje.
“Não tenho outra opção que não seja o toque de recolher a partir de hoje, às 19h, devido a uma série de delinquentes que estão atacando e saqueando negócios. Não podemos admitir isso”, disse o prefeito, segundo o portal colombiano Notícias Caracol. “A partir desta hora, nenhum cidadão pode estar na rua, pois será preso”.
.