Colômbia registra 1º caso de variante brasileira do coronavírus
Paciente era uma mulher de 24 anos que se recuperou e já voltou ao Brasil, onde vive, afirmam autoridades colombianas
Internacional|Da EFE, com R7
O Ministério da Saúde da Colômbia confirmou neste sábado (30) o primeiro caso com a variante brasileira da covid-19, detectada em uma mulher que já se recuperou e voltou ao Brasil, onde mora.
A pessoa de 24 anos foi tratada em um hospital em Letícia, na fronteira com o Brasil.
“Confirmamos a presença da cepa P1 do covid-19 do Brasil, em um paciente de Tabatinga, que foi tratado no hospital de Letícia”, informou o Ministério da Saúde colombiano em redes sociais.
A informação acrescenta que a mulher, que tem nacionalidade colombiano-brasileira, "manteve-se isolada em casa e já está recuperada".
Por sua vez, o Instituto Nacional de Saúde da Colômbia afirmou no Twitter que a cidadã "cruzou a fronteira no dia em que procurou atendimento e a amostra foi colhida; não ficou um só dia mais" na Colômbia.
Leia também
O governo colombiano suspendeu por 30 dias os voos vindos e para o Brasil como medida preventiva contra a chegada da variante brasileira do coronavírus.
Da mesma forma, os voos de e para Letícia foram suspensos por 15 dias. A medida entrou em vigor na última sexta-feira.
Em 20 de dezembro, o governo decidiu suspender os voos para o Reino Unido como medida preventiva contra a detecção da cepa britânica.
A Colômbia mantém suas fronteiras terrestres fechadas desde março do ano passado como medida de combate à pandemia que deixou 53.284 mortes e 2.077.633 casos no país.