Colômbia registra seis mortes no 4º massacre em uma semana
Pelo menos 17 pessoas morreram em massacres ocorridos nas últimas 24 horas. Os ataques são um dos piores desde 2016, dizem autoridades
Internacional|Da EFE

Pelo menos seis pessoas foram assassinadas neste sábado (22) em La Guayacana, no município colombiano de Tumaco, no quarto massacre cometido no país nesta semana, informaram as autoridades locais.
"Na madrugada de hoje, seis pessoas foram assassinadas em La Guayacana. Fui informado sobre o massacre pela Polícia Nacional e agora teremos um Conselho de Segurança com o presidente (Iván Duque), no qual serão dados os detalhes do que aconteceu", disse o governador do departamento de Nariño, Jhon Rojas, à Agência Efe.
De acordo com Rojas, as vítimas - entre elas alguns jovens - foram atacadas com armas de fogo. "Foram ouvidos disparos", disse ele.
"Estou muito triste com o que está acontecendo no departamento de Nariño. Esperamos hoje que, com a visita do presidente ao Conselho de Segurança, sejam tomadas as melhores medidas", acrescentou Rojas em vídeo divulgado nas redes sociais.
A reunião com Duque está marcada para esta tarde, e o governador espera que esta reunião resulte em "uma ação enérgica" contra os grupos armados que operam no departamento e consolide "o investimento social" que a região necessita.
Massacres
Pelo menos 17 pessoas morreram em massacres ocorridos nas últimas 24 horas em diferentes regiões da Colômbia. Com o massacre deste sábado, são quatro os massacres ocorridos no país só nesta semana, e cinco nas últimas duas, que deixaram pelo menos 27 mortos nos departamentos de Cauca, Arauca, Valle del Cauca e Nariño.
O massacre mais recente ocorreu na noite passada (21), em El Tambo, no departamento de Cauca, onde pelo menos seis pessoas foram mortas por agressores desconhecidos, segundo o prefeito da cidade, Carlos Vela.
Antes, a promotoria havia denunciado o assassinato de cinco pessoas em uma zona rural de Arauca, capital do departamento com o mesmo nome, que faz fronteira com a Venezuela.
Na terça-feira (18), soube-se também que homens armados assassinaram três indígenas da comunidade Awá na reserva de Pialapi-Pueblo Viejo, localizada em uma zona rural remota, a cerca de nove horas do município de Ricaurte, no departamento de Nariño.
Três dias antes, oito jovens com idades entre 19 e 25 anos foram mortos por desconhecidos no povoado de Santa Catalina, perto de Samaniego, também em Nariño, onde horas antes uma mulher de 26 anos havia sido assassinada, também por indivíduos não identificados.
No dia 11 de agosto, pessoas não identificadas assassinaram cinco menores, todos com idades compreendidas entre 14 e 15 anos, em um canavial localizado perto do bairro de Llano Verde, em Cali, capital do Valle del Cauca.
De acordo com autoridades, a recente onde de ataques de grupos armados é uma das piores desde a assinatura da paz em 2016.
















