Internacional Começa a quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia

Começa a quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia

Nova conversa acontece após uma primeira reunião sem resultados entre os chefes da diplomacia dos dois países na Turquia

AFP
Manifestantes ajoelham-se durante manifestação contra a invasão da Rússia na Ucrânia, em Washington

Manifestantes ajoelham-se durante manifestação contra a invasão da Rússia na Ucrânia, em Washington

Joshua Roberts/Reuters - 13.03.2022

A quarta rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia começou na manhã desta segunda-feira (14), por videoconferência, afirmou Mykhailo Podoliak, negociador e conselheiro do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski.

"A comunicação (com Moscou) continua estabelecida, embora seja complicada", publicou Podoliak no Twitter, acrescentando que "ambas as partes expressarão suas posições concretas".

"A razão de nossas divergências vem do fato de que temos sistemas políticos muito diferentes", destacou, ao chamar a Rússia de "a opressão máxima de sua própria sociedade".

Esta é a quarta rodada de negociações entre Podolyak e o russo Vladimir Medinski, conselheiro do Kremlin. As três sessões anteriores aconteceram nas fronteiras Ucrânia-Belarus e Polônia-Belarus.

A nova rodada acontece após uma primeira reunião sem resultados entre os chefes da diplomacia russa e ucraniana na quinta-feira passada na Turquia.

A Ucrânia anunciou que voltaria a exigir uma trégua imediata nos combates e a retirada das forças russas, quase três semanas depois do início da invasão.

Últimas