Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Começa cessar-fogo na Ucrânia, anunciado pela Rússia

Nos termos dessa trégua, as tropas russas baixam as armas das 6h de hoje até as 18h de amanhã para respeitar data religiosa

Internacional|Do R7

Ucranianos vão ter uma trégua dos ataques russos por 36 horas
Ucranianos vão ter uma trégua dos ataques russos por 36 horas Ucranianos vão ter uma trégua dos ataques russos por 36 horas (DIMITAR DILKOFF/AFP)

Teve início nesta sexta-feira (6), às 6h, no horário de Brasília, o cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. A decisão é temporária e foi decretada unilateralmente pelo presidente russo, Vladimir Putin. Nos termos da trégua, as tropas russas baixam as armas até as 18h, no horário de Brasília, do sábado (7).

Essa é a primeira vez desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, que há uma pausa no confronto em território ucraniano.

O líder russo anunciou um cessar-fogo depois que o patriarca da Igreja ortodoxa russa, Cirilo, pediu a suspensão dos combates pelo Natal ortodoxo, que é celebrado amanhã.

O presidente turco, Recep Erdogan, também conversou com Putin para que fosse respeitado o feriado religioso.

Publicidade

"Levando-se em consideração o chamado de Sua Santidade o patriarca Cirilo, instruí o ministro da Defesa a ordenar um regime de cessar-fogo ao longo de toda linha de contato entre os lados na Ucrânia", afirmou Putin, conforme comunicado divulgado pelo Kremlin.

O anúncio de Putin foi recebido com ceticismo pelas autoridades ucranianas.

Publicidade

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, considerou que é uma "desculpa para conter o avanço" das tropas de Kiev na região do Donbass e levar "equipamentos, munições e aproximar os homens das nossas posições".

Dois anos da invasão ao Capitólio: EUA tentam reforçar democracia e Trump pode perder direito político

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.