Começa em Vladivostok a primeira cúpula entre Putin e Kim Jong-un
Pontos principais de discussão entre os líderes da Rússia e da Coreia do Norte são a desnuclearização, os laços bilaterais e a cooperação regional
Internacional|Da EFE
A cúpula entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, começou nesta quinta-feira (25) em Vladivostok, no Extremo Oriente Russo, naquela que é a primeira reunião entre as duas nações e na qual abordarão a desnuclearização da península coreana, os laços bilaterais e a cooperação regional.
Kim chegou às 14h10 (horário local, 1h10 de Brasília) ao edifício "S" do campus da Universidade Federal do Distante Oriente, na Ilha Russky, onde acontece a cúpula.
O líder norte-coreano foi recebido na entrada com um aperto de mão de Putin, que tinha chegado 20 minutos antes ao local da cúpula, após o qual os dois líderes passaram a cumprimentar as duas delegações.
A última vez que houve um encontro no mais alto nível entre os dois países foi em 2011, quando o pai de Kim, Kim Jong-Il, encontrou-se com o então presidente russo, Dmitri Medvedev, em Ulan-Ude, no leste da Sibéria.
O ponto principal da agenda é uma solução pacífica para a questão nuclear na península coreana e os esforços de distensão entre as duas coreias, assim como as relações bilaterais - assuntos políticos, econômicos, culturais e humanitários - e a cooperação para garantir a segurança no nordeste asiático.
A cúpula é realizada depois do fracasso da reunião entre Kim e Trump, em Hanói (Vietnã), no final de fevereiro.
Os dois líderes não esperam fazer declarações no final da cúpula, nem assinar acordos, de acordo com o Kremlin.