Comissão Europeia cita possível ajuda contra incêndios na Amazônia
Porta-voz afirmou em reunião do G7 que 'o sentido de urgência está garantido' e que lamenta que 'maior floresta do mundo' esteja em chamas
Internacional|Da EFE
A Comissão Europeia (CE) afirmou nesta sexta-feira (23) que está preparada para proporcionar assistência às autoridades do Brasil e da Bolívia na luta contra os incêndios florestais que afetam múltiplas áreas da Amazônia, diante dos quais se declarou "profundamente preocupada".
"Estamos em contato com as autoridades brasileiras e bolivianas e estamos prontos para ajudar da forma que pudermos, seja enviando assistência ou ativando o sistema de satélites Copérnico", disse a porta-voz comunitária Mina Andreeva na entrevista coletiva diária da instituição.
Leia também
Fumaça de incêndios na Amazônia chega a território peruano
Professor de Harvard considera cenário polêmico: 'Quem vai invadir o Brasil para salvar a Amazônia?'
Declarações de Bolsonaro ganham repercussão internacional
#PrayForAmazonas: Queimadas viram assunto mais comentado no Twitter no mundo
Acompanhe o noticiário internacional do portal R7
Copérnico é o programa de observação da Terra da União Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA) que proporciona informação para melhorar a proteção do meio ambiente e garantir a segurança cidadã, através do qual é possível obter mapas do terreno afetado pelo fogo.
Colômbia oferece ajuda para combater fogo na Amazônia
A porta-voz acolheu positivamente a intenção do presidente francês, Emmanuel Macron, de debater os incêndios durante a reunião do G7 em Biarritz (França), onde a União Europeia estará representada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e uma delegação da Comissão.
"O sentido de urgência está garantido", afirmou a porta-voz, que lamentou os incêndios na "maior floresta do mundo" que "acolhe um décimo de todas as espécies do mundo".