Comitê aprova convocação de Trump para testemunhar sobre ataque ao Capitólio
A medida foi aprovada por unanimidade pelos congressistas; o ex-presidente é acusado de ter premeditado a invasão
Internacional|Do R7
O comitê do Congresso dos Estados Unidos que investiga o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 aprovou nesta quinta-feira (13) a convocação do ex-presidente Donald Trump para testemunhar e entregar documentos a essa comissão.
"Trump precisa prestar contas [...] precisa responder aos milhões de americanos cujos votos ele tentou jogar fora para permanecer no poder", disse o presidente do comitê, o deputado democrata Bennie Thompson.
A medida foi aprovada por unanimidade pelo comitê, que investiga os eventos de 6 de janeiro há mais de um ano e convocou centenas de ex-funcionários e ex-assessores do governo Trump para testemunhar.
Essa decisão do Congresso, cujas duas Câmaras estão atualmente nas mãos dos democratas, ocorre a menos de um mês das eleições de meio de mandato, em 8 de novembro, quando serão renovados um terço das cadeiras no Senado e toda a Câmara dos Representantes.
A intimação, que agora deve ser emitida pelo comitê, determina que Trump terá de comparecer para responder a perguntas de legisladores, sob juramento, e tem data de expiração em 3 de janeiro de 2023, quando o novo Congresso será instalado. Ou seja, o ex-presidente teria até essa data para comparecer à Casa.
O comitê legislativo votou para intimar Trump após ter realizado sua nona audiência pública nesta quinta-feira, na qual parlamentares apresentaram provas, incluindo depoimentos e e-mails, para mostrar que o ex-presidente rejeitou deliberadamente os resultados da eleição de 4 de novembro de 2020, na qual foi derrotado pelo democrata Joe Biden.
"Trump tinha um plano premeditado para declarar que as eleições foram fraudulentas e roubadas antes mesmo de conhecer os resultados", afirmou a congressista republicana Liz Cheney durante a audiência em Washington.
Cheney explicou que, quando o comitê terminar suas investigações, poderá enviar "uma série de recomendações penais ao Departamento de Justiça".
Após a sessão desta quinta-feira, o comitê poderá anunciar a conclusão dos seus trabalhos ou marcar uma nova audiência, prevendo-se que apresente um relatório final no fim deste ano.
Em 6 de janeiro de 2021, cerca de 10 mil pessoas, a maioria apoiadores de Trump, manifestaram-se em frente ao Capitólio, e cerca de 800 delas invadiram o prédio enquanto a vitória eleitoral de Biden era ratificada. Durante o incidente, cinco pessoas morreram e cerca de 140 policiais ficaram feridos.