Como a Rússia usa a Starlink, de Elon Musk, para aumentar a capacidade de drones
Ucrânia acusa o exército russo de aplicar a tecnologia para melhorar a precisão e escapar de sistemas de defesa
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O exército russo está usando o sistema de satélite Starlink, de Elon Musk, para ampliar o alcance dos drones de guerra, segundo autoridades da Ucrânia. A tecnologia permite que os equipamentos da Rússia escapem da defesa ucraniana, além de aumentar a precisão deles.
A acusação de Kiev gera polêmica em meio às sanções internacionais. Isso porque a rede do bilionário, dono da Space X, não poderia estar sendo usada na Rússia.
Segundo as acusações, os drones que estariam com a tecnologia de Musk seriam os modelos BM-35 e Shahed. “Esses drones são resistentes à guerra eletrônica e podem atingir alvos com precisão sob o controle direto de um operador russo”, explicou a Clash Report em publicação no X.
LEIA MAIS
Em entrevista à CNN, Serhii Beskrestnov, assessor do Ministério da Defesa da Ucrânia, explicou que os equipamentos aéreos com a tecnologia de Musk só podem ser combatidos fisicamente se um drone antiaéreo os detectar e os abater.
O especialista ainda acusou a Rússia de usar “tecnologias modernas de comunicação pacífica” para terrorismo. Ele ressaltou que os ataques russos não são apenas contra alvos militares, mas também contra cidades pacíficas na retaguarda e na linha de frente da guerra.
Enquanto a Rússia vem usando cada vez mais a rede de internet via satélite da Space X, a Ucrânia já se tornou dependente da tecnologia. A Starlink é fundamental para as forças ucranianas, especialmente para seus sistemas de comunicação.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












