Como é o caminhão-drone equipado com metralhadora e testado pela Ucrânia
Veículo é controlado à distância e usa uma arma calibre .50, oferecendo velocidade, capacidade de carga e segurança
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Ucrânia está testando um novo tipo de veículo militar. O caminhão-drone é capaz de avançar até a linha de frente e abrir fogo sem soldados a bordo. O equipamento, controlado à distância, usa uma metralhadora calibre .50 e reduz os riscos no campo de batalha da guerra com a Rússia.
O protótipo, chamado Protector, foi desenvolvido por uma empresa sediada em Kiev. Em vídeos divulgados pela fabricante, o caminhão aparece disparando enquanto se move e também quando está parado.
LEIA MAIS
A novidade combina duas tecnologias já usadas na guerra: um veículo totalmente guiado por controle remoto e uma torreta automática, equipada com uma metralhadora. Esse tipo de arma normalmente é usada em blindados tripulados, protegendo o operador.
O veículo pode ser guiado por longas distâncias e até transportar carga, já que não existe espaço destinado ao motorista. Dessa forma, a estrutura traseira pode ser usada para levar equipamentos, suprimentos e até soldados, dependendo da missão.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o equipamento em ação:
O Ministério da Defesa da Ucrânia já liberou o uso do Protector e da torre testada, permitindo que o sistema seja usado em operações reais. Segundo as autoridades, a torreta tem blindagem própria contra estilhaços e tiros leves.
O uso de veículos terrestres não tripulados tem crescido no conflito. Tanto a Ucrânia quanto a Rússia vêm apostando em soluções baratas, rápidas e controladas remotamente. O caminhão-drone oferece velocidade, capacidade de carga e segurança, mesmo que seu tamanho aumente a visibilidade no campo de batalha.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp








