Como e por que a Rússia pode ajudar os EUA na Groenlândia, segundo um porta-voz de Putin
Apresentador russo sugere que Vladimir Putin se una a Donald Trump para conter a presença militar europeia no Ártico
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Vladimir Solovyov, um apresentador e porta-voz do presidente Vladimir Putin, afirmou que a Rússia deveria unir forças com os Estados Unidos para assumir o controle da Groenlândia.
A declaração foi feita enquanto países europeus, como Reino Unido e Alemanha, discutem aumentar a presença militar na região para reforçar a segurança.
LEIA MAIS
“Estaremos prontos para ajudar Trump a libertar a Groenlândia dessa influência alienígena”, disse Solovyov sobre o plano dos europeus. “Os americanos afundarão vocês no caminho, se quiserem, e nós os ajudaremos”, completou.
Segundo o jornal The Sun, quando questionado sobre o motivo pelo qual o líder russo se uniria com o presidente norte-americano na anexação da Groenlândia, o apresentador explicou: “Bem, simplesmente por amor à arte”.
Apesar da declaração, Trump já mencionou que pretende dominar a ilha antes da Rússia e da China. Neste domingo (11), ele afirmou que os Estados Unidos deverão fazer um acordo com a Groenlândia em breve, e zombou que a defesa dinamarquesa é feita com “dois trenós puxados por cães”.
Considerada a maior ilha do mundo, a Groenlândia ocupa uma posição estratégica no Ártico, localizada entre a América do Norte e a Europa. Dessa forma, o território funciona como um ponto-chave para a defesa dos Estados Unidos e da Otan.
A região também abriga reservas de minerais estratégicas, que fazem com que ela seja tão valiosa. Outro ponto que aumenta a importância geopolítica da ilha é o derretimento rápido e contínuo do gelo, que pode abrir novas rotas comerciais e militares.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











