Como porta-aviões: ucranianos dizem que drones russos lançam aeronaves menores em combate
A tática tornou-se uma crescente preocupação para Ucrânia porque permite que os FPVs operem e ataquem em profundidades maiores
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A Rússia tem utilizado drones de médio porte para voar com drones menores carregados de explosivos em combate, ampliando seu alcance e criando novos problemas para as forças ucranianas.
Soldados ucranianos disseram que Moscou utiliza seus drones de asa fixa Molniya (“relâmpago” em russo) para transportar pequenos drones FPV (visão em primeira pessoa), um aparelho, geralmente quadricóptero, que se tornou presença comum no campo de batalha. A tática, embora não seja um fenômeno novo, tornou-se uma crescente preocupação para as forças ucranianas porque permite que os FPVs operem e ataquem em profundidades maiores.
LEIA MAIS
A guerra apresentou outros tipos de porta-drones ao estilo “nave-mãe”, mas a Rússia apenas recentemente começou a usar o Molniya para este propósito, disseram os soldados. Segundo eles, os drones Molniya, de baixo custo, atuam como “um porta-aviões”, trazendo um ou dois FPVs para a batalha, estendendo significativamente seu alcance.
O Molniya também pode carregar uma carga explosiva, permitindo que funcione tanto como uma nave-mãe quanto um drone de ataque. Após o Molniya liberar seus FPVs embarcados, ele pode continuar voando para atingir um alvo.
Esses drones costumam voar por dezenas de quilômetros, e os FPVs são pilotados remotamente depois de serem largados pela nave-mãe.
A Rússia começou a usar essa tática na região de Kharkiv várias semanas atrás, aproveitando as linhas de frente em mudança, disse um comandante ucraniano ao Business Insider.
A Ucrânia já divulgou o uso de drones navais para transportar FPVs no Mar Negro, com os menores drones quadricópteros decolando da nave-mãe para atacar uma plataforma de petróleo controlada pela Rússia. A introdução dos Molniyas transportadores de FPV marca outro exemplo de inovação no campo de batalha, destacando como os drones continuam a desempenhar um papel cada vez mais dominante no conflito.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp










