Logo R7.com
RecordPlus

Como um avião evitou colidir no ar com aeronave da Força Aérea dos EUA perto da Venezuela

Após a quase colisão, o avião da Força Aérea seguiu em direção ao espaço aéreo venezuelano

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Voo da JetBlue interrompeu subida para evitar colisão com avião da Força Aérea dos EUA.
  • A aeronave militar estava sem transponder, aumentando o risco de segurança.
  • O piloto relatou a proximidade das aeronaves a menos de 5 milhas durante a subida.
  • O incidente ocorreu em meio a operações militares dos EUA no Caribe para combater o tráfico de drogas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Jetblue
Incidente ocorreu durante a fase de subida do avião da JetBlue Reprodução/Instagram

Um voo da JetBlue que seguia de Curaçao para Nova Iorque interrompeu a subida na sexta-feira (12) para evitar uma colisão no ar com um avião-tanque da Força Aérea dos Estados Unidos, próximo do espaço aéreo venezuelano. O piloto relatou que a aeronave militar cruzou diretamente a rota do voo comercial sem o transponder ligado, o que elevou o risco à segurança.

Segundo a Associated Press, o incidente ocorreu durante a fase de subida do avião da JetBlue com destino ao aeroporto JFK. Em comunicação com o controlo de tráfego aéreo, o piloto descreveu a gravidade da situação. “Quase tivemos uma colisão no ar aqui em cima. Passaram diretamente na nossa rota de voo. Não têm o transponder ligado, é escandaloso”, afirmou.


O comandante detalhou ainda a proximidade entre as duas aeronaves. “Acabámos de ter tráfego a passar diretamente à nossa frente a menos de 5 milhas talvez 2 ou 3 milhas era um reabastecedor aéreo da Força Aérea dos Estados Unidos e estava à nossa altitude”, disse. “Tivemos de parar a subida.”

Leia mais:

Após a quase colisão, o avião da Força Aérea seguiu em direção ao espaço aéreo venezuelano, de acordo com o relato do piloto. Não houve feridos nem danos às aeronaves.


A JetBlue informou que reportou o episódio às autoridades federais e reforçou que as suas tripulações seguem rigorosamente os procedimentos de segurança em voo. A Força Aérea dos Estados Unidos não comentou o caso até ao momento.

O incidente ocorre num contexto de operações militares americanas reforçadas no Caribe, voltadas ao combate ao tráfico de droga e à pressão sobre o governo venezuelano. Recentemente, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos emitiu um alerta de precaução para aeronaves civis que sobrevoam a Venezuela, citando o aumento da atividade militar na região.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.