Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Companhias de trem da Europa criam rede de ajuda ferroviária para facilitar saída de ucranianos

Passageiros da Ucrânia podem viajar livremente por trens de países da Europa ocidental

Internacional|Do R7

Voluntário carrega bebê para embarcar em trem e deixar a Ucrânia
Voluntário carrega bebê para embarcar em trem e deixar a Ucrânia Voluntário carrega bebê para embarcar em trem e deixar a Ucrânia

Companhias de trem da União Europeia e de outros países estão formando uma rede de ajuda humanitária para apoiar a Ucrânia e facilitar a saída das pessoas que querem fugir do país, invadido pelas tropas da Rússia. 

A Associação Europeia de Ferrovias e Infraestruturas (CER) divulgou um comunicado de apoio à companhia ferroviária da Ucrânia, a Ukrzaliznytsia JSC, e expressou sua solidariedade com o povo ucraniano. 

Segundo a associação, todas as ferrovias CER estão ativamente envolvidas nos esforços humanitários da UE para apoiar os ucranianos forçados a deixar a Ucrânia. Além disso, todos os membros e parceiros do CER também concordam em cumprir todas as sanções contra a Federação Russa e a República de Belarus.

Crianças ucranianas deixam a estação de Kiev em trem que vai levá-las para a Polônia
Crianças ucranianas deixam a estação de Kiev em trem que vai levá-las para a Polônia Crianças ucranianas deixam a estação de Kiev em trem que vai levá-las para a Polônia (DANIEL LEAL/AFP)

Companhias ferroviárias vizinhas na Polônia, Moldávia, Romênia, Hungria, Eslováquia e República Tcheca organizam trens para transportar ucranianos que querem sair do país e também para levar mercadorias para a Ucrânia. 

Publicidade

Trens de ajuda humanitária estão atualmente circulando entre as estações fronteiriças entre a Polônia e a Ucrânia: Medica-Mostyska, Hrubieszów-Izov e Dorohusk-Jagodyn. 

Áustria, República Tcheca e Alemanha oferecem viagens gratuitas entre os países aos cidadãos ucranianos. 

Publicidade

Luxemburgo, Dinamarca, Lituânia, Holanda, Suíça, Bélgica, França e Finlândia concedem aos ucranianos viagens gratuitas em seus trens. Outros países da UE também estão se juntando à Ukrzaliznytsia e à Ucrânia.

Mulher chora antes de embarcar para sair da Ucrânia
Mulher chora antes de embarcar para sair da Ucrânia Mulher chora antes de embarcar para sair da Ucrânia

"Com essas ações, as ferrovias demonstram sua solidariedade aos colegas das ferrovias ucranianas e ao povo ucraniano. Essas iniciativas continuarão a se desenvolver e expandir nos próximos dias. Além disso, os membros e parceiros do CER aplicam integralmente todas as sanções impostas por seus governos nacionais e pela UE”, disse a associação em um comunicado.

As ferrovias russas e de Belarus e suas filiais foram excluídas da União Internacional das Ferrovias (UIC). Ukrzaliznytsia insiste que as ferrovias de países hostis sejam excluídas de todas as organizações internacionais e que o transporte de mercadorias e passageiros seja interrompido com elas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.