Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Comunidade ucraniana vira a segunda maior de Portugal, atrás apenas da brasileira

País recebeu mais de 18 mil pedidos de proteção temporária de pessoas que estão fugindo da guerra no Leste Europeu

Internacional|

Portugal é um dos países europeus que estão recebendo milhares de refugiados ucranianos
Portugal é um dos países europeus que estão recebendo milhares de refugiados ucranianos Portugal é um dos países europeus que estão recebendo milhares de refugiados ucranianos

Os mais de 18 mil pedidos de proteção temporária para refugiados da Ucrânia tornaram a comunidade, oriunda da antiga república soviética, a segunda maior em Portugal, sendo superada apenas pela brasileira.

Desde o início da invasão do país pela Rússia, em 24 de fevereiro, 18.410 ucranianos pediram abrigo às autoridades portuguesas, segundo confirmou nesta terça-feira à Agência Efe o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal).

Com isso, sobe para 45 mil o número de cidadãos provenientes da Ucrânia que vivem no país ibérico, superando assim os britânicos.

De acordo com o SEF, até a semana passada, eram feitos 1.200 pedidos de proteção para refugiados da Ucrânia, mas nesta semana o número subiu para 2.000, em média.

Publicidade

O ministro das Relações Exteriores de Portugal, Augusto Santos Silva, garantiu dias atrás que as portas do país estão abertas para os ucranianos que fogem da guerra.

O chanceler lembrou que a comunidade oriunda da Ucrânia no território luso chegou a reunir mais de 80 mil pessoas nos anos 90.

Publicidade

Leia também

"Contudo, estamos muito longe da capacidade de absorção de nossa sociedade", disse Santos Silva em entrevista a correspondentes estrangeiros concedida na semana passada em Lisboa.

Na ocasião, o ministro afirmou que há mais de 10 mil empregos disponíveis em diferentes setores em Portugal para refugiados ucranianos.

Publicidade

Enquanto isso, os brasileiros continuam formando a maior comunidade estrangeira no país ibérico, com 210 mil pessoas.

Portugal concede proteção temporária aos refugiados ucranianos por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses. A medida facilita o registro fiscal, de seguridade social, educação para crianças e acesso ao mercado de trabalho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.