Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confinada em Windsor, Elizabeth II completa 69 anos como rainha

Data foi apenas mais um dia de trabalho, sem atividades especiais para a monarca de 94 anos, que vive na 'Bolha de Sua Majestade'

Internacional|EFE

Rainha Elizabeth na mensagem anual de Natal no castelo de Windsor
Rainha Elizabeth na mensagem anual de Natal no castelo de Windsor Rainha Elizabeth na mensagem anual de Natal no castelo de Windsor

A Rainha Elizabeth II completa 69 anos no trono britânico neste sábado (6), confinada no Castelo de Windsor por causa da pandemia e longe de sua residência em Sandringham pela primeira vez desde 1990.

Do nevoeiro à pandemia: a Rainha Elizabeth já viu de tudo

Foi apenas mais um dia de trabalho, sem atividades especiais para a monarca de 94 anos, segundo especialistas da realeza, faltando apenas um ano para o chamado Jubileu de Platina, que marcará os 70 anos de Elizabeth como chefe de Estado.

Leia também

Nesta ocasião, a crise global provocada pelo coronavírus quebrou o que até agora tinha sido uma tradição pessoal que a soberana cumpriu religiosamente todos os anos, passando todos os 6 de fevereiro na Sandringham House, no condado de Norfolk.

Publicidade

Foi no local que seu pai, o Rei Jorge VI, morreu aos 56 anos de idade em seu sono em 1952, quando a filha primogênita tinha apenas 25 anos de idade.

A morte do Rei pegou a Princesa Elizabeth de surpresa no Quênia, onde realiza uma turnê pela Commonwealth, da qual retornou como monarca.

Publicidade

Comemoração discreta

Neste ano, Elizabeth II está em reclusão com seu marido, o Duque de Edimburgo, de 99 anos, em Windsor, onde o casal é atendido por uma pequena equipe, apelidada de 'Bolha de Sua Majestade'.

A última vez que ela esteve ausente de Sandringham no aniversário de sua ascensão foi em 1990, quando estava em uma visita oficial à Nova Zelândia. Mas outras visitas de longo prazo nos anos 50 e 60 também a mantiveram longe de casa em fevereiro.

Publicidade

Dois anos depois de chegar ao trono, a rainha não pôde comemorar a data porque estava na Austrália em outra viagem de seis meses, que durou de novembro de 1953 a maio de 1954. Em 1977 - ano do Jubileu de Prata - a monarca e a família real se reuniram na Capela Real em Windsor Great Park para um evento que marcou o 25º aniversário de sua ascensão.

Conforme revelado à imprensa local pelo especialista na realeza Joe Little, editor da revista mensal "Majesty", a soberano "gosta de passar o dia em silêncio, lembrando-se da morte do pai, por isso certamente não é um dia para comemorar".

Segundo Little, o fato de ter passado 69 anos desde a morte do Rei Jorge VI aliviou um pouco a dor que vem com a data. "Mas claramente é um dia muito importante para ela e sempre será", ponderou.

Durante o aniversário de reinado, a monarca costuma fazer orações particulares em memória de seu pai, e o especialista acredita ser possível que hoje ela continue a tradição na capela particular do Castelo de Windsor. "De qualquer forma, suas atividades são muito discretas", finalizou Little.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.