Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Confira última gafe de Joe Biden, agora com o líder britânico

O presidente se encontrou com o primeiro-ministro britânico e o chamou erroneamente de 'presidente' do país

Internacional|Larissa Crippa*, do R7

Biden se confundiu e chamou o primeiro-ministro de presidente
Biden se confundiu e chamou o primeiro-ministro de presidente

O presidente Joe Biden se encontrou em Washington com Rishi Sunak, o primeiro-ministro britânico, nesta quinta-feira (8), para falar sobre a "relação especial" entre os Estados Unidos e o Reino Unido e anunciar uma nova aliança econômica. Porém, o líder americano acabou cometendo uma gafe logo no início da reunião.

No momento em que a dupla se encontrou, Biden recebeu o ministro dizendo "Bem, sr. presidente...". Instantes depois percebeu o erro e brincou: "Sr. presidente? Acabei de rebaixá-lo". O Reino Unido é uma monarquia parlamentarista, com reis, rainhas e primeiros-ministros. 

Sunak riu da situação, enquanto Biden prosseguiu: "Sr. primeiro-ministro, é ótimo tê-lo de volta". Essa é a primeira visita de Sunak à Casa Branca, mas é a quinta vez que os dois líderes se reúnem desde que Sunak assumiu o cargo, em outubro passado.

Biden aproveitou a ocasião para mencionar a história do Salão Oval, relembrando as famosas reuniões de líderes, durante a Segunda Guerra.


"Há pouco mais de 70 anos, o primeiro-ministro Churchill e Roosevelt se encontraram aqui", disse ele. "E afirmaram que a força da parceria entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos era fundamental para a preservação do mundo livre."

Leia também

Biden frequentemente recebe críticas por, supostamente, negligenciar o Reino Unido em favor da Irlanda, terra de seus antepassados, e por já ter errado a pronúncia do nome de Sunak anteriormente.


Sunak está nos Estados Unidos com o objetivo de fortalecer os laços bilaterais, uma vez que o Reino Unido, após a saída da União Europeia, busca redefinir seu papel no mundo.

O primeiro-ministro britânico presenteou o presidente com um casaco encerado personalizado. O casaco Barbour Bedale azul-marinho, que vale 400 dólares, aproximadamente R$ 2 mil, foi produzido nas proximidades do distrito parlamentar de Sunak, no nordeste da Inglaterra.


Além disso, Sunak presenteou Biden com um exemplar de um livro escrito pelo tataravô britânico do presidente, intitulado Naval Discipline. A obra de Christopher Biden, publicada no século 19, aborda as regras disciplinares da Marinha Real em relação a motins. O presidente referiu-se ao livro em um discurso, durante sua visita à Irlanda do Norte, em abril.

Foram tema da conversa entre os líderes outros aspectos das relações econômicas, bem como os desafios da inteligência artificial e a situação na Ucrânia.

Biden tropeça mais uma vez e aumenta coleção de tombos em seu mandato

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.