Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conflito na Ucrânia é evitável, diz secretário da Defesa dos EUA

Lloyd Austin afirmou que não há motivos para que tensões na Europa culminem em um confronto armado entre potências

Internacional|

Secretário americano da Defesa, Lloyd Austin, em evento oficial
Secretário americano da Defesa, Lloyd Austin, em evento oficial Secretário americano da Defesa, Lloyd Austin, em evento oficial

Um conflito na Ucrânia é evitável, apesar de o presidente russo, Vladimir Putin, ter concentrado mais de 100 mil soldados na fronteira, afirmou nesta sexta-feira (28) o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.

"O conflito não é inevitável. Ainda há tempo e espaço para a diplomacia", afirmou Austin à imprensa no Pentágono.

"Putin também pode fazer o certo", acrescentou. "Não há nenhuma razão pela qual esta situação tenha que se tornar um conflito. Ele pode optar por uma desescalada. Pode ordenar que suas tropas se retirem."

O chefe de Estado-Maior americano, Mark Milley, advertiu, também nesta sexta, que um ataque em larga escala da Rússia à Ucrânia teria consequências "assustadoras". 

Publicidade

"Podem imaginar como ficariam as áreas urbanas densas", afirmou o general Milley, prevendo "uma quantidade significativa de baixas" no caso de uma ofensiva. "Seria assustador, seria terrível."

A Rússia condiciona uma desescalada ao fim da política de expansão da Otan para o Leste e à confirmação de que a Ucrânia não chegará a integrar o bloco. Além disso, exige que a Aliança Atlântica elimine a infraestrutura militar instalada nos países do Leste Europeu a partir de 1997.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.