Conflito na Ucrânia é evitável, diz secretário da Defesa dos EUA
Lloyd Austin afirmou que não há motivos para que tensões na Europa culminem em um confronto armado entre potências
Internacional|Do R7
Um conflito na Ucrânia é evitável, apesar de o presidente russo, Vladimir Putin, ter concentrado mais de 100 mil soldados na fronteira, afirmou nesta sexta-feira (28) o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin.
"O conflito não é inevitável. Ainda há tempo e espaço para a diplomacia", afirmou Austin à imprensa no Pentágono.
"Putin também pode fazer o certo", acrescentou. "Não há nenhuma razão pela qual esta situação tenha que se tornar um conflito. Ele pode optar por uma desescalada. Pode ordenar que suas tropas se retirem."
O chefe de Estado-Maior americano, Mark Milley, advertiu, também nesta sexta, que um ataque em larga escala da Rússia à Ucrânia teria consequências "assustadoras".
"Podem imaginar como ficariam as áreas urbanas densas", afirmou o general Milley, prevendo "uma quantidade significativa de baixas" no caso de uma ofensiva. "Seria assustador, seria terrível."
A Rússia condiciona uma desescalada ao fim da política de expansão da Otan para o Leste e à confirmação de que a Ucrânia não chegará a integrar o bloco. Além disso, exige que a Aliança Atlântica elimine a infraestrutura militar instalada nos países do Leste Europeu a partir de 1997.