Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Congressistas dos EUA correm para evitar que o país "pare"

Governo precisa aprovar orçamento para não suspender atividades na sexta

Internacional|Fábio Fleury, do R7 com agências

O Congresso norte-americano está numa semana decisiva
O Congresso norte-americano está numa semana decisiva

O Congresso dos Estados Unidos vive um momento de impasse. O governo precisa aprovar o orçamento para 2018 nesta quinta-feira (18), data-limite para evitar um "shutdown" (fechamento de instituições federais por falta de dinheiro). Por sua vez, a oposição busca alternativas para proteger imigrantes.

Os republicanos, partidários do presidente Donald Trump, querem implementar uma solução intermediária: aprovar um orçamento-tampão para manter o governo funcionando até o dia 16 de fevereiro e assim, ganhar tempo para negociar e passar um orçamento mais completo. As informações são do jornal Washington Post.

Os democratas, por sua vez, querem garantir proteção aos jovens filhos de imigrantes ilegais. São mais de 800 mil inscritos no DACA ("Deferred Action for Childhood Arrivals", em português Ação Diferida para Chegadas na Infância) que podem perder seus vistos de permanência nos EUA e até ser deportados para os países de seus pais. O governo diz que eles não serão a prioridade, no entanto

O DACA vai ser encerrado em março e os democratas buscam negociar saídas para proteger os beneficiários do programa, conhecidos como "Sonhadores" ("Dreamers", em inglês). Nesta quarta-feira (!7), um grupo de democratas se reuniu com o chefe de gabinete da Casa Branca, John Kelly, para discutir uma proposta que protegeria os "sonhadores", mas saiu do encontro sem entender o que o governo quer de fato.


Leia também

A proposta, elaborada por membros dos dois partidos, ofereceria proteções legais para evitar deportações dos usuários do DACA e, em compensação, ampliaria a vigilância na fronteira com o México, onde Trump insiste em construir um muro.

Para aprovar o orçamento-tampão, os republicanos precisam de uma maioria simples no plenário nesta quinta. Eles têm a maior bancada, mas alguns deputados do partido não estão dispostos a votar numa solução apenas temporária. Eles exigem que o projeto inclua o gasto anual com as Forças Armadas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.