Conheça o menino de 3 anos que se tornou o jogador de xadrez mais jovem do mundo
Indiano derrotou adultos e conquistou a classificação oficial da Federação Internacional de Xadrez com um rating de 1.572
Internacional|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A FIDE (Federação Internacional de Xadrez) anunciou um novo nome na lista de classificação oficial: o indiano Sarwagya Singh Kushwaha, de 3 anos. Ainda no jardim de infância, o menino treina entre quatro e cinco horas por dia e alcançou um rating de 1.572, pontuação geralmente atribuída a jogadores experientes.
Em entrevista ao The Indian Express, o pai do garoto, Siddharth, contou que o incentivou a jogar no ano passado, depois de perceber que ele aprende as coisas rápido e tem uma “mente de esponja”. “Em uma semana de aulas de xadrez, ele já conseguia nomear todas as peças corretamente”, comentou.
LEIA MAIS
Segundo o responsável, o que o diferencia de outras crianças é a paciência. O garoto passa uma hora por dia em um centro de treinamento e, depois, continua jogando partidas online e assistindo vídeos para aprender novas táticas.
“Com apenas 3 anos, 7 meses e 20 dias, Sarwagya Singh Kushwaha é o jogador mais jovem na lista de classificação da FIDE de dezembro de 2025, estreando com um rating rápido de 1.572″, escreveu a FIDE nas redes sociais.
O rating de Sarwagya impressiona. De acordo com o jornal, para ser considerado um jogador oficial é necessário atingir a pontuação de pelo menos 1.400. A classificação exige que o competidor some pontos contra pelo menos cinco jogadores já classificados em torneios oficiais.
Para conquistar a pontuação de 1.572, o menino precisou derrotar adultos como Yogesh Namdev, de 20 anos, que tem rating de 1.696. Apesar do sucesso, Nitin Chaurasiya, treinador de Sarwagya, contou que, no início, era difícil treiná-lo porque ele chorava com frequência.
Com o tempo, a criança passou a se destacar e o treinador adotou uma estratégia para deixar as aulas mais leves: dava um doce cada vez que ele acertava uma jogada. “Quando seus pais me procuraram pela primeira vez para treiná-lo no ano passado, ele parecia um garoto normal. Mas logo sua capacidade de jogar bem começou a se destacar”, disse o profissional.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp











