Conheça os passaportes ‘mais poderosos do mundo’; documento brasileiro está na 11ª posição
Passaporte dos Emirados Árabes Unidos é o primeiro da lista e permite a livre entrada de seus cidadãos em 180 países
Internacional|Do R7
O site Passport Index divulgou o ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2022. Os documentos nas primeiras posições permitem que seus cidadãos viagem para o maior número de países sem impedimentos.
Em primeiro lugar está o passaporte dos Emirados Árabes Unidos, que permite que seus cidadãos entrem em 180 países sem a necessidade de um visto.
Em segundo lugar, com acesso a 173 países, estão os documentos da Alemanha, Suécia, Finlândia, Luxemburgo, Itália, Espanha, França, Holanda, Áustria, Suíça e Coreia do Sul.
A medalha de bronze ficou com Dinamarca, Bélgica, Portugal, Noruega, Polónia, Irlanda, Estados Unidos da América e Nova Zelândia já que seus cidadãos podem ter livre acesso a 172 nações.
Em quarto lugar, com acesso a 171 países, estão República Tcheca, Grécia, Hungria, Japão, Reino Unido e Austrália.
Logo depois, estão Singapura, Malta, Lituânia, Eslováquia e Canadá, com acesso a 170 países, e seguidos por Estônia, Eslovênia e Letônia, cujos cidadãos podem entrar em 169 países. Em sétimo lugar estão Islândia e Liechtenstein, com entrada liberada em uma nação a menos.
O Brasil ficou fora do top 10 e aparece na 11ª posição ao lado de Argentina e Chile, com documentos que permitem o acesso a 160 nações.
Leia também
Outros países da América Latina aparecem em lugares mais baixos, como México (18º); Uruguai (19º) e Paraguai e Colômbia (27º).
Nos últimos lugares do ranking aparecem Iraque (95º); Síria (96º) e Afeganistão (97º). Na última posição, os afegãos têm entrada liberada em apenas 38 países.