Contribuições de Israel para o mundo ganham destaque em livro
Referência no desenvolvimento de novas tecnologias, país do Oriente Médio é tema principal da obra de membro da política externa norte-americana
Internacional|Felipe Tchilian, do R7
Enquanto celebra os 70 anos de independência, Israel vê sua longa lista de inovações tecnológicas e contribuições ao mundo ganhar as páginas do mais novo livro do norte-americano Avi Jorisch, membro sênior do Conselho Americano de Política Externa e especialista em História e Filosofia Islâmica.
Tu Inovarás: Como a Engenhosidade Israelense Repara o Mundo, escrito a partir de uma experiência própria do autor, não apenas lista as descobertas e invenções israelenses, mas também mostra como um país, mesmo cercado por vizinhos hostis e acostumado a se defender em inúmeros conflitos, consegue encontrar soluções que ajudam a suprir suas necessidades e, ainda assim, contribuir com inovações para toda a humanidade.
Em entrevista ao jornal israelense 'The Times of Israel', Jorisch, que nasceu em uma família de sobreviventes do Holocausto e viveu e estudou por muitos anos em Israel, diz como o terror da guerra despertou seu olhar para a capacidade de inovação do país.
"Foi no verão de 2014, eu estava lá, durante a guerra de Gaza, quando militantes islâmicos do Hamas lançaram mísseis contra Israel. Eu vi como o sistema de defesa israelense funcionou para interceptar os foguetes. Foram semanas de sirenes tocando o tempo todo, mas minha família, como todo o povo de Israel, encontrou conforto no sistema de defesa. Fiquei maravilhado com essta invenção", disse o autor.
Jorisch se refere ao Iron Dome, um sofisticado sistema de radar, inaugurado em 2011, que prevê a trajetória de objetos que representam ameaça e aciona os sistemas de defesa do país.
Logo depois disso, “quase que por acaso” ele começou a perceber outras inovações israelenses, que, segundo ele, estavam ajudando a fazer “uma diferença real na promoção de um mundo mais gentil”.
“Eu não sabia a extensão total do impacto que a tecnologia israelense estava tendo em todo o mundo. Foi uma surpresa para mim ”, disse Jorisch.
Para escrever seu livro, Jorisch selecionou 15 tecnologias desenvolvidas por Israel em campos variados, como drogas, irrigação por gotejamento, energia solar, defesa, agricultura e segurança cibernética.
"Eu escolhi os 15 porque eu os vi funcionando de uma maneira fundamental", disse ele na entrevista. "Eles me agitaram e me inspiraram, eles estão fazendo a diferença neste mundo".
No livro, que por enquanto é vendido em lojas dos EUA, Jorisch propõe uma reflexão importante: "Não é uma obra sobre tecnologia, é sobre impacto. Todas essas tecnologias já tiveram impacto. E se Israel já contribuiu tanto para o mundo, imagine como seria o país não estivesse constantemente precisando se defender".
Israel, que tem uma população de aproximadamente 8,6 milhões de pessoas, foi eleito o 5º país mais inovador do mundo em ranking recente da Bloomberg.