Coreia do Norte acusa vizinho do sul de 'provocação' após disparos perto da fronteira
Exército norte-coreano envia advertência às forças sul-coreanas por 'ação imprudente' em escalada das tensões
Internacional|Do R7, com informações da AFP
A Coreia do Norte acusou o vizinho do sul de "provocação" perto da fronteira comum, ao firmar que o Exército sul-coreano está "incitando a tensão militar", segundo meios de comunicação estatais.
Um porta-voz do Exército norte-coreano disse que as forças sul-coreanas realizaram, nesta quinta-feira (13), "disparos de artilharia durante cerca de dez horas" perto da fronteira comum, informou a agência de notícias estatalKCNA em comunicado.
O Exército Popular da Coreia, o nome oficial das forças norte-coreanas, "tomou fortes contramedidas militares" em resposta à "ação provocadora", acrescenta a nota.
O Exército norte-coreano "envia uma advertência severa aos militares sul-coreanos que incitam a tensão militar na zona de frente com uma ação imprudente", diz a mensagem.
Também nesta quinta, o líder norte-coreano Kim Jong Un supervisionou o lançamento de dois mísseis de cruzeiro de longo alcance. O teste serviu para "aumentar a eficiência e o poder de combate" dos mísseis.
Para a KCNA, Kim disse que os testes servem como aviso claro para os inimigos, de que o país "deve continuar a expandir a esfera operacional das forças armadas estratégicas nucleares para impedir qualquer crise militar crucial e crise de guerra a qualquer momento".