Coreia do Norte destrói túneis de instalação de testes nucleares
Destruição é parte das medidas que têm reduzido a tensão na península coreana e elevado a possibilidade de uma reunião entre Trump e Kim Jong-un
Internacional|Ana Luísa Vieira e Beatriz Sanz, do R7, com Reuters
A Coreia do Norte cumpriu a promessa de destruir os túneis de sua instalação nuclear em Punggye-ri, em um passo que promete reduzir as tensões na península. As informações são da rede de notícias BBC.
Jornalistas do mundo todo viajaram para chegar ao local de testes na quarta-feira (23).
Leia também
A Coreia do Norte realizou todos os seus seis testes nucleares na instalação de Punggye-ri, composta por túneis cavados debaixo do monte Mantap, no nordeste do país.
Esse era o único local conhecido que realizava testes nucleares no mundo.
Apesar de os jornalistas terem acompanhado a explosão e confirmarem que houve um grande tremor no momento, ainda há dúvidas sobre a efetividade dessa ação, já que a Coreia do Norte não permitiu que inspetores independentes, especialistas em testes nucleares acompanhassem o desligamento da estação.
Em 2008, em outra negociação, a Coreia do Norte já havia feito algo parecido. O governo desligou o reator que criava plutônio, um material altamente radioativo.
No entanto, meses depois com o fracasso das negociações, o reator foi reativado.
Apesar disso, a movimentação norte-coreana foi celebrada pela Coreia do Sul. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que o desmantelamento da usina nuclear foi "o primeiro passo significativo para completar a desnuclearização que a Coreia do Norte expressou ao incluir a cúpula inter-coreana".
A Coreia do Sul ainda tenta evitar um colapso nas negociações após o cancelamento da Cúpula entre Estados Unidos e Coreia do Norte, que estava marcada para acontecer no próximo mês em Singapura.