Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Coreia do Norte diz que novas sanções da ONU são ato de guerra

Comunicado oficial afirma que esforços nucleares irão continuar

Internacional|Do R7, com agências internacionais

Nova rodada de sanções bloqueia acesso do país a petróleo
Nova rodada de sanções bloqueia acesso do país a petróleo Nova rodada de sanções bloqueia acesso do país a petróleo

As novas sanções da ONU contra a Coreia do Norte são um ato de guerra e equivalem a um bloqueio econômico completo contra o país, afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, neste domingo (24), em comunicado divulgado pela agência oficial de notícias do governo local.

Segundo o ministério, as sanções são uma reação do governo americano ao fortalecimento nuclear do país e uma forma de pressionar o regime a interromper seus esforços militares.

"Vamos continuar a consolidar a nossa dissuasão nuclear auto-defensiva destinada a erradicar as ameaças nucleares dos EUA, chantagem e outros países hostis, estabelecendo o equilíbrio prático da força com os americanos", completou o comunicado.

A nova rodada de sanções foi imposta após mais um teste com mísseis balísticos feito pelo país.

Publicidade

Leia também

A resolução busca proibir quase 90 por cento de exportações de produtos de petróleo refinado para a Coreia do Norte ao limitá-las a 500 mil barris ao ano e, no que diplomatas disseram ter sido uma mudança de último minuto, exige a repatriação de norte-coreanos trabalhando no exterior dentro de 24 meses, ao invés dos 12 meses propostos inicialmente.

A resolução elaborada pelos Estados Unidos também irá limitar fornecimento de petróleo para a Coreia do Norte em 4 milhões de barris ao ano. Os EUA tem pedido para a China limitar seu fornecimento de petróleo para o país vizinho e aliado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.