Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Coreia do Norte lança mais um míssil balístico de curto alcance no mar do Japão

Regime norte-coreano disparou pelo menos 33 mísseis de vários tipos só do dia 2 ao dia 5 de novembro

Internacional|Do R7

Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico de curto alcance nesta quarta-feira (9)
Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico de curto alcance nesta quarta-feira (9)

A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira (9) um míssil balístico de curto alcance (SRBM) no mar do Japão depois de ter disparado mais de 30 projéteis na semana passada, o que contribuiu para aumentar ainda mais a tensão na península.

"Os militares da República da Coreia (nome oficial da Coreia do Sul) detectaram um míssil balístico de curto alcance lançado pela Coreia do Norte da área de Sukcheon, em Pyongan do Sul (parte ocidental do país), para o mar do Leste (nome dado ao mar do Japão nas duas Coreias)", disse o Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS) em comunicado.

O míssil voou cerca de 290 quilômetros e atingiu altura e velocidade máximas de cerca de 30 quilômetros e Mach 6, acrescenta o texto, que destaca que "os insistentes lançamentos de mísseis balísticos da Coreia do Norte são uma grave provocação que prejudica a paz e a estabilidade tanto para a península coreana como para a comunidade internacional".

Por sua vez, a Guarda-Costeira japonesa informou que o míssil caiu na água fora de sua Zona Econômica Especial (ZEE), e uma fonte do governo japonês citada pela agência de notícias Kyodo informou não ter relatado nenhum dano relacionado ao projétil.


O regime norte-coreano disparou pelo menos 33 mísseis de vários tipos entre os dias 2 e 5 deste mês em resposta a grandes manobras aéreas de Seul e Washington, as maiores desse tipo realizadas pelos dois aliados nos últimos cinco anos.

Leia também

A série de lançamentos fez com que os Exércitos americano e sul-coreano estendessem esses exercícios por mais um dia e enviassem dois bombardeiros estratégicos B-1 para a península coreana no último sábado, pela primeira vez em cinco anos.

A tensão na península coreana atinge níveis sem precedentes diante de repetidos testes de armas norte-coreanas, manobras de aliados e a possibilidade de que, como indicado por satélites, o regime de Kim Jong-un esteja pronto para realizar seu primeiro teste nuclear desde 2017.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.