Coreia do Norte receberá quase 2 milhões de vacinas até junho
País receberá doses da AstraZeneca fabricadas na Índia; governo de Kim Jong-un nunca reportou nenhum caso de covid a OMS
Internacional|Da EFE, com R7

A Coreia do Norte receberá 1,9 milhão de unidades de vacinas contra a covid-19 no primeiro semestre do ano por meio do fundo Covax, segundo o relatório provisório de distribuição do mecanismo global, embora a mídia do país asiático não tenha confirmado a informação.
Especificamente, a Coreia do Norte receberá vacinas desenvolvidas pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford e fabricadas pelo Instituto Sérum, na Índia, a mesma vacina recebida pelo Brasil.
De acordo com o documento divulgado na quarta-feira pela aliança, a previsão é que entre 35 e 40% do total seja entregue no primeiro trimestre e 60-65% no segundo.
O mecanismo global de entrega da vacina explicou que começará a distribuir um total de 337 milhões de doses para países de baixa e média renda no final de fevereiro.
A Coreia do Norte continua sem relatar casos de covid-19 à Organização de Saúde (OMS), de acordo com o último relatório regional da organização com sede em Genebra.
De acordo com Pyongyang, nenhuma das mais de 13,2 mil pessoas testadas no país tiveram testes positivos para a doença.
Apesar do país ter fechado suas fronteiras, a total ausência de contágios é uma afirmação que muitos especialistas duvidam, levando em consideração a porosidade da fronteira norte-coreana com a China.
Em agosto passado, o regime publicou um decreto reconhecendo que muitos norte-coreanos continuaram a ir e vir da China ilegalmente durante o início da pandemia, dando ordens para atirar para matar qualquer um que se aproximasse das áreas de fronteira.












