Coreias do Norte e do Sul podem anunciar fim oficial da guerra
Cúpula entre o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano Kim Jong-un pode encerrar o conflito mais antigo da era moderna
Internacional|Fábio Fleury, do R7, com agências internacionais
As Coreias do Norte e do Sul podem anunciar o fim do conflito mais antigo da história moderna até a próxima semana. Os dois países estão em negociações avançadas e podem divulgar um comunicado conjunto durante uma cúpula marcada para o dia 27, entre o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano Kim Jong-un.
Isso encerraria um estado de conflito que vem desde a Guerra da Coreia (entre 1950 e 1953). A guerra propriamente dita acabou há 55 anos, mas com uma trégua, não um tratado de paz, que é o que deve acontecer agora. A informação é da CNBC, citando o jornal sul-coreano Munhwa Ibo.
O jornal, por sua vez, baseou sua reportagem nas declarações de um diplomata da Coreia do Sul, próximo às negociações, que pediu para não ser identificado.
Leia também
A zona desmilitarizada entre os dois países pode ser reconvertida em uma fronteira convencional, caso um acordo seja firmado entre os líderes coreanos.
Uma cúpula bem-sucedida entre os dois países, no fim da próxima semana, pode facilitar a reunião entre Kim Jong-un e o presidente norte-americano Donald Trump, sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, que deve acontecer entre maio e junho.