Coronavírus faz Irlanda cancelar paradas do St. Patrick's Day

Desfiles do principal feriado irlandês, que aconteceriam na próxima terça (17) são cancelados por causa da doença, que já atingiu 24 pessoas no país

O St. Patrick's Day é o principal feriado nacional da República da Irlanda

O St. Patrick's Day é o principal feriado nacional da República da Irlanda

Aidan Crowley / EPA - EFE - 17.3.2017

Em uma tentativa de controlar a propagação do coronavírus em seu território, a República da Irlanda anunciou, nesta segunda-feira (9), que as paradas de sua principal festa nacional, o St. Patrick's Day, estão canceladas este ano. O evento acontece tradicionalmente todo dia 17 de março.

A medida impactou o setor turístico irlandês, que já vinha enfrentando uma onda de cancelamentos de reservas de hotel e passagens aéreos por conta do surto da doença. Até o momento, já foram registrados 24 casos no país.

A entidade que representa a indústria turística disse que a decisão é "decepcionante, mas necessária", apesar de prever uma grande queda no faturamento para os próximos meses, segundo o jornal Irish Times.

Licença remunerada

O primeiro-ministro do país, Leo Varadkar, também anunciou que trabalhadores que estiverem de quarentena por conta do coronavírus terão direito a uma licença de 305 euros (cerca de R$ 1,6 mil) por semana, pagos pelo governo.

Ele também anunciou que a licença estará disponível para trabalhadores de todos os setores, incluindo autônomos. A estimativa é que isso custe até 2,4 bilhões de euros (cerca de R$ 13 bilhões) aos cofres públicos.