Costa Leste dos EUA se prepara para chegada do furacão Florence
Estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia declararam estado de emergência; tempestade com ventos de mais de 200 km/h deve chegar na 5ª
Internacional|Fábio Fleury, do R7
Os estados da costa sudeste dos EUA intensificaram os preparativos para a chegada do furacão Florence nesta segunda-feira (10), depois que o fenômeno subiu para a categoria 4, a segunda mais grave da escala Saffir Simpson.
Florence deve atingir os estados das Carolinas do Sul e do Norte na próxima quinta-feira e, segundo os meteorologistas, deve ser a tempestade mais forte na região nos últimos 30 anos.
Por volta das 13h desta segunda (horário de Brasília), a tempestade estava a cerca de 2 mil quilômetros da costa dos EUA, com ventos de mais de 200 km/h. Florence deve causar estragos nas Bermudas e nas Bahamas nos próximos dias.
Leia também
Corrida contra o tempo
Na Carolina do Norte, a ilha de Hatteras, que pode ser o primeiro ponto do território norte-americano a ser atingido por Florence, uma ordem de evacuação obrigatória foi instaurada na manhã desta segunda. Outras localidades próximas começarão a ser esvaziadas nesta terça.
Os serviços de meteorologia estão prevendo ondas de mais de 4 metros de altura e mais de 500 milímetros de chuvas. Os estados da Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia declararam estado de emergência.
Os moradores das áreas ainda sem ordem de evacuação correram aos supermercados para comprar água e comida para estocar em casa e tábuas para tapar as janelas.
Em diversas cidades da Carolina do Sul, foram distribuídas toneladas de areia para encher sacos que serão usados para tentar conter as águas. Muitos postos de combustível registraram filas de carros, com os motoristas buscando encher os tanques antes da tempestades.
Veja abaixo como foi a passagem do tufão Jebi pelo Japão: