Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Crescente Vermelho nega ter divulgado 11 mil mortes na Líbia, número citado pela ONU

Confusão sobre número de mortos assusta famílias dos desaparecidos e evidencia falta de autoridade central no país

Internacional|Do R7


Cruz Vermelha da Líbia desmente número de 11.300 mortos em Derna devido ciclone Daniel
Cruz Vermelha da Líbia desmente número de 11.300 mortos em Derna devido ciclone Daniel

A organização Crescente Vermelho da Líbia desmentiu, neste domingo (17), o número citado pela ONU (Organização das Nações Unidas) de 11,3 mil mortos nas inundações causadas pelo ciclone Daniel, na cidade de Derna.

O número foi divulgado pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU e citava a organização local como fonte de dados.

"Estamos surpreendidos por ver o nosso nome envolvido nestes números. Aumentam a confusão e o desespero das famílias dos desaparecidos", alertou o porta-voz da Cruz Vermelha da Líbia, Tawfik Shoukri, à AFP.

A última atualização do Ministério da Saúde, que controla o leste do país, aponta o número de 3.252 mortos.


Os dados e relatos contraditórios evidenciam a confusão causada pela falta de uma autoridade central da Líbia — país cujo poder é disputado por dois governos desde a queda do ditador Muammar Kadhafi, em 2011.

Derna é uma cidade de 100 mil habitantes, localizada a 300 quilômetros de Benghazi, a segunda maior do país. As inundações começaram em 10 de setembro, com o rompimeno das duas principais barragens da represa do rio Wei.


· Compartilhe esta notícia no Whatsapp

· Compartilhe esta notícia no Telegram

Apesar das dificuldades, há uma crescente ajuda humanitária internacional do Oriente Médio e Europa, com a chegada de aviões e navios militares da França, Irã, Rússia, Arábia Saudita, Túnisia e Emirados Árabes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.