Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuba reporta danos em 750 casas e 3.200 hectares de cultivo por fortes chuvas

Temporais remanescentes do furacão Agatha também deixaram três mortos e um desaparecido na ilha caribenha

Internacional|

Apesar dos estragos, nuvens de chuva já estão se afastando do país
Apesar dos estragos, nuvens de chuva já estão se afastando do país Apesar dos estragos, nuvens de chuva já estão se afastando do país

As fortes chuvas dos últimos dias no leste e no centro de Cuba provocaram danos em 750 casas e 3.200 hectares de cultivo, além de cortes no fornecimento de energia, segundo um relatório preliminar do governo cubano divulgado neste domingo (5).

Como já havia sido relatado, as chuvas, remanescentes do furacão Agatha, também deixaram três mortos e um desaparecido em Cuba. As chuvas já estão diminuindo na maior parte do país à medida que se deslocam para o nordeste, em direção à Florida, nos Estados Unidos.

De acordo com um relatório preliminar, os piores efeitos são encontrados em 750 casas, 21 delas totalmente destruídas e 162 com danos parciais, principalmente nos telhados.

O ministro da Economia e Planejamento, Alejandro Gil, disse que 3.200 hectares de plantações de tabaco, batata doce, pepino e abóbora foram danificados.

Publicidade

O setor eléctrico também foi afetado, com 158 mil clientes prejudicados, mas apenas 4.487 permanecem sem serviço, principalmente nas províncias ocidentais de Pinar del Río e Artemisa, enquanto a precipitação média acumulada atingiu 73,6 milímetros, o equivalente a 38% da média mensal, segundo o INRH (Instituto Nacional de Recursos Hidráulicos).

Além disso, os reservatórios estão em 51% após as chuvas torrenciais, o que representa um aumento de 409 milhões de metros cúbicos de água devido à tempestade (e são esperados novos aumentos, ainda não contabilizados).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.