Logo R7.com
RecordPlus

Culinária italiana ganha lugar na lista de patrimônios culturais da Unesco

Grupos de turismo estimam que o reconhecimento pode impulsionar o setor em até 8%

Internacional|Da Reuters

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A UNESCO reconheceu a culinária italiana como patrimônio cultural intangível.
  • O reconhecimento foi formalizado durante a 20ª sessão do ICH, em Nova Délhi.
  • A culinária é apresentada como um ritual social que une famílias e comunidades, abrangendo pratos diversos além da pizza e da massa.
  • Estima-se que a inclusão na lista pode aumentar o turismo na Itália em até 8% nos próximos dois anos.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A culinária italiana vai além da pizza e da massa, segundo governo Ciro De Luca/Reuters - 05.12.2025

A agência cultural da ONU, Unesco, reconheceu a culinária nacional da Itália na quarta-feira (10) como um “patrimônio cultural intangível”, um reconhecimento formal para uma tradição culinária transmitida por gerações e que a Itália espera que impulsione o turismo.

O voto de um painel da Unesco reunido em Nova Délhi culminou um processo que a Itália lançou em 2023.


O governo apresentou a cultura gastronômica do país como um ritual social que une famílias e comunidades e que vai muito além da pizza, da massa e do risoto.

LEIA MAIS:

A 20ª sessão do ICH (Patrimônio Cultural Intangível), realizada no Forte Vermelho do século 17, em Délhi, também acrescentou à sua lista tradições como o festival hindu de Diwali e a cultura da piscina na Islândia.


Em uma declaração de dar água na boca para apoiar a inclusão da Itália, o governo descreveu uma culinária diversificada que é um microcosmo de diferentes culturas, desde o ossobuco da Lombardia (pernil de vitela refogado com gremolata) até o orecchiette con cime di rapa (massa em forma de orelha com nabo) da Puglia.

“Essa é uma distinção que só pode nos deixar orgulhosos”, disse a primeira-ministra Giorgia Meloni em um comunicado na quarta-feira.


“Ela nos dá uma ferramenta poderosa para aprimorar ainda mais nossos produtos e protegê-los de forma mais eficaz contra imitações e concorrência desleal.”

Grupos de turismo estimam que o reconhecimento da Unesco pode impulsionar o setor em até 8% em dois anos, acrescentando 18 milhões de pernoites.


A culinária italiana se junta a um menu global na lista de patrimônios culturais intangíveis.

Isso inclui refeições da alta gastronomia francesa que celebram domingos e ocasiões festivas, refeições mexicanas que honram os ritos religiosos de uma minoria étnica, a técnica de fermentação do kimchi da Coreia e a culinária Washoku do Japão.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.